O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, afirmou que o país deseja se tornar uma importante porta de entrada do agronegócio brasileiro para a Europa, através do porto de Sines.
A declaração foi feita durante a reunião anual da Confederação da Câmara de Comércio Portuguesa Brasileira, realizada na Embaixada de Portugal em Brasília, dia 21 de setembro. “O Transporte de bens do agronegócio do Brasil para a Europa, através do nosso terminal de Sines é um assunto que interessa muito e que pode ser potencializado”, afirmou.
O diplomata português lembrou que o agronegócio representa mais de metade do comércio entre os dois países. O Brasil, um dos maiores “celeiros” do mundo. Exportou 2,46 bilhões de dólares para Portugal nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de mais de 100% em comparação com o mesmo período de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal.
Conforme Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, agronegócio, turismo, imobiliário e tecnologia de informação são os principais investimentos de brasileiros no país europeu. No momento, não existem grandes investimentos no Brasil oriundos de Portugal.
Nesse sentido, a Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas tem feito apresentações “das diversas regiões industriais e comerciais portuguesas ao Brasil”, como de Aveiro, Beira interior, Leiria, Madeira e Minho, visando incentivar o crescimento dos negócios portugueses em solo brasileiro. timentos”
Os brasileiros são a principal comunidade estrangeira residente em Portugal, representando no ano passado 29,8% do total, o valor mais elevado em uma década. Em 2021, viviam em Portugal 204.694 brasileiros, sendo a comunidade estrangeira que mais cresceu (11,3%), em comparação ao ano anterior.
* Com informações de Mundo Lusíada.
Deixe seu comentário