Baba ganoush, falafel, hummus, shakshuka, azeitonas, tâmaras… A gastronomia de Israel é uma verdadeira fusão de culturas, tradições, etnias, povos e muito sabor. Juntando tudo o que há de melhor em cada pedacinho, os pratos israelenses são capazes de agradar a todos os paladares.
Saborear um prato israelense é imergir na cultura local. No país existem dois tipos de refeições: kosher e não kosher; a primeira segue as regras estabelecidas pelo Torah, o livro sagrado; a segunda, por sua vez, não envolve nenhum tipo de restrição alimentar.
É importante ressaltar que, apesar de muitos pratos kosher serem desprovidos de determinados tipos de carnes, a riqueza de vegetais frescos nas refeições são o suficiente para deixar as pessoas satisfeitas.
A embaixatriz de Israel no Brasil desde 2021, Liora Zonshine promoveu na quinta-feira (27) uma oficina gastronômica (Cookery Demonstration) para um grupo seleto de embaixatrizes. O encontro aconteceu na Residência Oficial de Israel em Brasília.
Carismática e bem-humorada, Liora explicou que os pratos típicos de seu país consistem, em sua maioria, na mistura de componentes de diversas regiões, resultando em um produto final de dar água na boca. Além de deliciosos, os pratos são organizados e estilizados.
Foram preparados diversos pratos salgados e doces. Ao final da demonstração, as convidadas puderam degustar as delícias de Liora em uma longa mesa posta e delicadamente decorada. A fusão de alimentos, cores e cheiros transformou a ocasião em um verdadeiro banquete israelense. Bete’avon!
Alguns dos pratos preparados pela embaixatriz Liora Zonshine
Hummus – Consiste em uma pasta de grão de bico temperada com azeite, limão, sal e alho. É utilizada como guarnição de carnes, saladas e pães.
Msabbaha – É basicamente hummus servido junto com salsinha e ovos.
Falafel – Petisco preferido de Israel, é um bolinho frito temperado a gosto, que pode ser servido em porções ou até mesmo dentro de sanduíches.
Cabeça de brócolis e couve-flor assada – Prato simples e delicioso, encontrado facilmente nas ruas de Tel Aviv.
Shawarma – É um kebab típico da cidade de Jerusalém com pedaços de frango ou carne em pão pita com alface, cebola e tomate.
Challah – Pão trançado que é geralmente consumido durante a época do Shabbat.
Veja fotos do encontro:
Deixe seu comentário