Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo dos Países Baixos assinaram um Acordo de Estado Anfitrião, abrindo caminho para a abertura do primeiro escritório de projeto do PNUD no país, localizado em Haia. O PNUD estabelecerá seu Justice Futures CoLab, um espaço para experimentação, aprendizado e inovação para abordar os desafios da justiça.
“É inspirador e simbólico que o Justice Futures CoLab do PNUD tenha sua sede em Haia, conhecida como a cidade da paz e da justiça”, disse Katy Thompson, Codiretora do Governance, Rule of Law and Peacebuilding Hub do PNUD, coliderado pelo Crisis Bureau e pelo Bureau for Policy and Programme Support. “O Justice Futures CoLab é uma plataforma para todos os parceiros construírem uma visão estratégica e agirem juntos para levar justiça às pessoas, especialmente em pós-crises e conflitos.”
“Especialmente nas crises mais complexas, as pessoas precisam de proteção e justiça para suas queixas”, disse Shoko Noda, Secretária-Geral Assistente e Diretora do Escritório de Crise do PNUD. “O novo escritório do PNUD em Haia fortalecerá sua parceria com o Governo da Holanda para garantir conjuntamente que aqueles que vivenciam injustiças tenham caminhos para buscar recursos. Ao fazer isso, apoiamos as comunidades para prevenir e se recuperar de crises.”
Além disso, o apoio do PNUD ao Estado de Direito é uma contribuição crucial para combater a corrupção e capacitar as empresas a acelerar o desenvolvimento sustentável.
“Para atingir nossos ODS, todos têm um papel a desempenhar”, disse Marcos Neto, Secretário-Geral Adjunto, Diretor do Bureau de Políticas e Apoio a Programas do PNUD. “O PNUD trabalha com governos, sociedade civil e empresas para capacitar todos os atores a promover o estado de direito, integridade e segurança. Com esta nova presença em Haia, ao lado de parceiros confiáveis, o PNUD fortalecerá nosso poder de convocação e liderança de pensamento sobre o Justice Futures.”
O estabelecimento da presença do PNUD na Holanda é um passo estratégico que reafirma sua parceria de longa data. Desde 2008, a Holanda e o PNUD trabalham juntos para promover justiça e segurança centradas nas pessoas, trazendo mudanças tangíveis para a vida das pessoas, em particular em situações de crise e complexas. Esta parceria, por exemplo, trouxe resultados históricos de justiça digital em Burundi e Burkina Faso , fortaleceu a reforma policial na Nigéria, bem como estabeleceu tribunais móveis e forneceu assistência jurídica no Líbano , na República Democrática do Congo e além.
O Justice CoLab será uma plataforma vital para promover justiça e segurança centradas nas pessoas e desenvolver iniciativas e políticas que abordem as causas básicas de conflitos e deslocamentos.
Jan van Zanen, o prefeito de Haia, declarou: “Nós hospedamos um ecossistema vibrante de mais de 500 organizações e 20.000 pessoas trabalhando em desafios complexos de paz e justiça diariamente.” Ele acrescentou: “Estou confiante de que seu escritório em Haia se beneficiará muito tanto da cooperação com outras instituições, ONGs e universidades aqui, quanto da parceria com o governo da Holanda.”
Em Haia, o PNUD fortalecerá sua colaboração com atores da justiça internacional e campeões da justiça da sociedade civil, inclusive por meio da Justice Action Coalition (JAC). Desde 2024, o PNUD está hospedando o Secretariado da JAC, junto com The Pathfinders e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Foto: PNUD.