Getting your Trinity Audio player ready...
|
A segurança pública e a avaliação de ações de combate à violência que vêm sendo realizado no Pará, foram assuntos abordados na reunião, entre representantes da Polícia Militar do Pará e da Direção da Cooperação Internacional de Segurança (DCIS), setor que integra a Embaixada da França no Brasil. O encontro aconteceu, na terça-feira (3), na sede do Quartel do Comando Geral da PMPA, no bairro Parque-Guajará, em Belém.
O evento foi promovido pelo comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, e contou com a presença do comandante Divisionário da Polícia Nacional da França e Oficial de Ligação, Ronan Illien; e do assistente da DCIS, Newton Fratin. O encontro teve a participação da sargento PM Darilene, que é fluente no idioma francês e atuou como facilitadora do diálogo entre os gestores militares.
O coronel Dilson Júnior falou sobre as tecnologias e as estruturas empregadas para intensificar o combate ao crime organizado e o tráfico de drogas no território paraense, entre outras iniciativas, além das ações desenvolvidas de forma estratégica e integrada nos 144 municípios do Estado, de acordo com a peculiaridade de cada local.
Foram abordadas operações como a “Polícia Mais forte” e “Madrugada da Paz”, realizadas diariamente em locais e horários estratégicos na região metropolitana; operações no interior do Estado, como a Base Antônio Lemos, instalada em Breves para coibir e reprimir o tráfico de drogas na região do Marajó; operação “Curupira”, voltada à fiscalização do meio ambiente e combate ao desmatamento; e operação “Rios Seguros”, no Baixo Amazonas, que já apreendeu expressiva quantidade de drogas no Oeste paraense. Todas essas estratégias são exemplos de ações no âmbito da segurança pública, desenvolvidas pela PMPA desde o ano de 2019 e que tem surtido efeito significativo na redução da criminalidade no Estado.
A PM ressalta que a diminuição da criminalidade resulta, ainda, dos investimentos em infraestrutura e modernização dos materiais usados pelos agentes de segurança, como a aquisição de novas viaturas, equipamentos e de armamentos mais adequados, construção e reforma de unidades da PM na Região Metropolitana e no interior, além de investimentos no capital humano, com valorização e capacitação continuada dos agentes. Somados, esses fatores são determinantes para a redução especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em todas as regiões do Pará.
Os resultados alcançados nos últimos anos foram reconhecidos pelos franceses, que garantiram apoio à segurança pública do Pará, além do alinhamento de ações que vão intensificar cada vez mais o diálogo e a integração com a PMPA, considerando a preparação para a COP 30, em novembro de 2025, em Belém.
Fonte: Agência Pará (Edson Costa (PM).
Foto: Sargento Josuelton Chagas / Ascom PM