Getting your Trinity Audio player ready...
|
Abdulla bin Touq Al Marri, ministro da Economia, disse que as estimativas preliminares do crescimento do PIB dos EAU no primeiro trimestre de 2024, emitidas pelo Centro Federal de Competitividade e Estatística (FCSC, na sigla em inglês), destacam a resiliência e a vitalidade da economia nacional e exemplificam sua capacidade de continuar no caminho do crescimento sustentável.
Al Marri destacou que o PIB real do país atingiu AED 430 bilhões no primeiro trimestre de 2024, registrando um crescimento notável de 3,4% em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto o PIB não petrolífero cresceu 4% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Sob a orientação do presidente Sua Alteza Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan e as diretrizes de Sua Alteza Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente, primeiro-ministro e governante de Dubai, o país adotou um modelo econômico inovador que apoia sua visão de futuro, juntamente com estratégias econômicas nacionais eficazes, aumentando a abertura para o mundo, promovendo parcerias e fazendo a transição para um modelo econômico baseado em flexibilidade e inovação”, acrescentou Bin Touq.
O ministro enfatizou que os resultados positivos da economia nacional reforçam a realização dos objetivos econômicos da visão “We the UAE 2031”, que inclui o aumento do PIB do país para AED3 trilhões até a próxima década.
Hanan Ahli, diretora-administrativa do Centro Federal de Competitividade e Estatística, disse: “Os dados e indicadores financeiros e econômicos que endossam o crescimento do PIB dos EAU no primeiro trimestre de 2024 refletem a resiliência dos setores econômicos vitais do país. Eles destacam a eficácia dos esforços conjuntos para implementar as diretrizes da liderança sábia para aumentar a diversificação econômica sustentável, reduzir a dependência do petróleo, promover investimentos e atrair capital e projetos inovadores e emergentes para o país.”
Ahli acrescentou que as classificações avançadas dos EAU em vários indicadores de competitividade econômica global podem ser atribuídas a vários fatores, incluindo a estabilidade do sistema financeiro, a força da economia nacional e a eficácia da legislação e das políticas econômicas aplicadas no país, além de sua capacidade de se adaptar às mudanças e enfrentar os desafios regionais e globais.
De acordo com os dados divulgados pelo Centro Federal de Competitividade e Estatísticas, as atividades financeiras e de seguros emergiram como o principal setor econômico não petrolífero que contribui para o crescimento do PIB dos Emirados Árabes Unidos, com um notável crescimento de 7,9%. Esse crescimento pode ser atribuído ao aumento significativo do crédito local concedido ao setor privado, que resultou em um crescimento de 6% e impactou positivamente a recuperação das atividades econômicas não petrolíferas.
Logo em segundo lugar estão as atividades de transporte e armazenamento, que cresceram 7,3%. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento notável no número de viajantes nos aeroportos do país durante os três primeiros meses deste ano, atingindo 36,5 milhões de viajantes, uma taxa de crescimento de 14,7% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os portos dos Emirados Árabes Unidos demonstraram desempenho excepcional durante esse período, com os portos internacionais de Dubai registrando um crescimento de 3,7% no número de contêineres movimentados, enquanto os portos de Abu Dhabi experimentaram um aumento de 36% no volume de carga movimentada em termos anuais.
Em terceiro lugar, as atividades de construção e edificações apresentaram uma taxa de crescimento de 6,2%, alinhada aos vários projetos de desenvolvimento iniciados pelo governo dos Emirados Árabes Unidos no início de 2024. Esses projetos resultaram em um aumento substancial nos gastos de capital público do governo, atingindo AED 4,8 bilhões, em comparação ao primeiro trimestre de 2023.
O setor de restaurantes e hotéis garantiu o quarto lugar, com um crescimento de 4,6% durante o primeiro trimestre de 2024 em relação ao período correspondente de 2023. Além disso, os Emirados Árabes Unidos se destacaram no cenário turístico global, atraindo um número substancial de turistas de todo o mundo.
Em particular, Dubai testemunhou uma afluência notável de 5,18 milhões de turistas internacionais, representando um aumento de 11% em comparação com o período correspondente de 2023. Abu Dhabi também manteve seu desempenho excepcional nos principais indicadores de turismo, incluindo as taxas médias de ocupação hoteleira e receita por quarto disponível.
As atividades comerciais foram as que mais contribuíram para o PIB não petrolífero, representando 16,1%. As atividades de manufatura ocupam o segundo lugar, com 14,6%, enquanto as atividades financeiras e de seguros ocupam a terceira posição, com uma taxa de 13,4%. As atividades de construção e edificações contribuem com 11,8%, seguidas pelas atividades imobiliárias, com uma contribuição de 7,1%.