Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Vice-Governador do Paraná, Darci Piana, recebeu o cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Insang Hwang. A reunião teve como foco o potencial da produção de suínos do Estado, segundo principal produtor do País, e dá sequência a uma série de encontros com o país asiático. No ano passado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou uma missão comercial ao país para abertura do mercado de exportação.
“O encontro gera mais uma oportunidade para que novas empresas coreanas possam investir no Paraná e para o Estado possa oferecer carne suína àquele mercado”, afirmou o vice-governador.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, endossou que o Estado tem qualidade reconhecida internacionalmente. O Paraná já tem mais de 20% do mercado de suínos do Brasil, com perspectivas de chegar ao primeiro lugar após a inauguração da maior indústria de suínos da América Latina, da Frimesa, em Assis Chateaubriand, e novos investimentos das cooperativas.
“Nós já fomos à Coreia do Sul ver os aspectos sanitários do ingresso da carne de porco. Somos grandes parceiros na exportação de carne de frango, sendo o maior exportador para o país, e queremos ampliar esse mercado”, disse.
Na área econômica, a reunião também destacou o recente acordo firmado com a empresa sul-coreana LG para instalação de uma fábrica em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
PRESENÇAS – Participaram do encontro com o embaixador da Ucrânia a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; a assessora Internacional da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Fabiana Tronenko; a assessora Internacional da Fundação Araucária, Eliane Segatti; e o assessor do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, Paulo Machado. Na reunião com o cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo, estavam presentes representantes do consulado, assim como a equipe da Invest Paraná e da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.
Fonte: Governo do Paraná.