Getting your Trinity Audio player ready...
|
Saias rodadas, xales longos, pés ligeiros seguindo o som de melodias tocadas em harpas. Graciosas, as mulheres bailarinas, acompanhadas dos parceiros, encantaram com sua dança os convidados para a recepção na embaixada do Paraguai, país que comemorou na noite de quarta-feira, 18, a sua data nacional.
Houve apresentações individuais de cantores, músicos e do Conjunto Folclórico da Orquestra Sinfônica Nacional, além da exposição de artesanato (leques, bonecos, animais, produtos em palha) e alimentos como erva-mate e outros chás. A independência do Paraguai foi declarada em 15 de maio de 1811.
Boa convivência – Durante a recepção, o embaixador Juan Ángel Delgadillo Franco comentou que são 211 anos de independência do Paraguai, que se comemora no ano do bicentenário de independência do Brasil. “Nos dias 14 e 15 deste mês, os paraguaios comemoraram o ato de libertação em 1811, que tornou o país livre, independente e soberano”, explicou o embaixador. Segundo ele, a nação recém-independente publicou sua primeira nota diplomática, na qual reafirma o desejo de ter sua liberdade, numa convivência pacífica, amizade recíproca e boa harmonia com os vizinhos e outras nações do mundo.
O embaixador Delgadillo Franco ressaltou que o Brasil é o principal destino das exportações paraguaias, principalmente de produtos industriais, que complementam amplamente a indústria brasileira, “contribuindo para a geração de empregos que trazem riqueza e prosperidade aos dois países”. O diplomata disse que a ponte de integração entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, bem a ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho, não só terão impacto nos dois países, mas proporcionarão integração regional unindo o Atlântico com o Pacífico tornando realidade um corredor econômico.
Usina de Itaipu – Por último, o embaixador Delgadillo Franco lembrou que a usina de Itaipu (barragem hidroelétrica no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai) é a maior geradora de energia limpa e renovável em atividade no mundo. E disse que a relação bilateral rica e dinâmica abrange todas as áreas. Embaixadores, representantes do corpo diplomático, parlamentares, autoridades e convidados participaram da comemoração em Brasília dos 211 anos de independência do Paraguai.