Getting your Trinity Audio player ready...
|
Paquistão e Alemanha anunciaram uma parceria climática inédita para aumentar a resiliência climática das comunidades do país asiático. O objetivo é aprofundar a cooperação em temas como mudança climática, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento verde.
O assistente especial do Primeiro Ministro do Paquistão, Malik Amin Aslam Khan, visitou Berlim para a cerimônia de assinatura em 11 de setembro. O acordo de parceria climática une os dois países que lideram iniciativas verdes em suas respectivas regiões.
A carta de intenções inclui iniciativas de expansão relacionadas a energia renovável, soluções baseadas na natureza, títulos com desempenho atrelado à natureza e mercados de carbono. O documento foi assinada por Sara Ijaz, encarregada de negócios na Embaixada do Paquistão representando o Ministério das Mudanças Climáticas, enquanto a Claudia Warning, diretora para Ásia e Europa, representando o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
“O Paquistão é o primeiro país com o qual o BMZ da Alemanha assinou um acordo de mudança climática. É histórico”, comentou Amin Aslam no Twitter.
O consultor especial expressou esperança de que essa parceria “provaria ser exemplar e fornecer um modelo para a comunidade internacional na restauração de ecossistemas e na abordagem de desafios climáticos comuns”. A colaboração é uma iniciativa emblemática e deve repercutir durante a próxima Conferência das Partes sobre Mudança Climática da ONU (COP26), em Glasgow, em novembro.
As autoridades alemãs destacaram que o Paquistão foi o país pioneiro desta parceria devido ao seu histórico de cooperação no campo das mudanças climáticas. O embaixador alemão no Paquistão, Bernhard Schlagheck, disse estar “muito orgulhoso do fortalecimento da cooperação bilateral Alemanha-Paquistão”.
“A mais recente colaboração para iniciativa sobre clima e energia do Paquistão-Alemanha tem grande potencial para promover o intercâmbio e o progresso para ambos os países que lutam contra as mudanças climáticas e para aumentarem o uso de energia limpa”, assegurou da Alemanha,
A posição de liderança do Paquistão na mitigação das mudanças climáticas foi reconhecido globalmente e está sendo reproduzido por vários países. Algumas das iniciativas verdes significativas que são parte da iniciativa estatal “Paquistão Limpo e Verde” incluem o programa para plantar 10 bilhões de árvores, a nova política de veículos elétricos, o impulso ao uso de energia limpa e incentivos para criação de empregos verdes.
Com o acordo, o governo alemão se comprometeu a fornecer todo o apoio técnico e financeiro para a implementação de várias iniciativas ambientais e relacionadas às mudanças climáticas defendidas pelo primeiro-ministro Imran Khan para um Paquistão limpo e verde, diz o comunicado oficial.
* Com informações de Gulf News.