Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma delegação de alto nível chefiada por Omar Hamid Khan, secretário da Comissão Eleitoral do Paquistão (ECP na sigla original) reuniu-se nesta terça-feira (4), em Islamabad, com o Embaixador do Brasil no Paquistão Olyntho Vieira. O objetivo é conhecer a experiência eleitoral brasileira com o uso de urnas eletrônicas e votação pela internet de cidadãos residentes no exterior.
Durante o encontro, foram identificadas áreas de cooperação como visitas técnicas, intercâmbio de especialistas, compartilhamento de tecnologia, treinamento e capacitação de funcionários.
O secretário Khan explicou que a ECP gostaria de se beneficiar das experiências do Brasil, com quem o Paquistão compartilha muitas semelhanças eleitorais e demográficas. Segundo ele, há interesse do governo paquistanês em adquirir a nova tecnologia para eleições e isto requer seguir as melhores práticas e padrões internacionais, apontando o Brasil como uma história de sucesso.
O embaixador brasileiro explicou como se deu a introdução gradual da tecnologia no processo eleitoral, especialmente o uso de urnas eletrônicas no país, ao longo de 25 anos, oferecendo detalhes sobre suas principais características, operações e funcionamento durante as eleições.
O Secretário da ECP e o Embaixador no Brasil concordaram em cooperar no uso de tecnologias e formalizar as relações entre os dois países na abordagem desse tema. Ao mesmo tempo, o governo paquistanês busca intercâmbio com países como Filipinas, Estônia e outros que usam tecnologias eleitorais.
* Com informações da Rádio Estatal do Paquistão.