Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante uma conferência de imprensa conjunta, após a Reunião de Coordenação Ministerial sobre a Iniciativa de Sua Majestade o Rei para Melhorar o Acesso ao Oceano Atlântico para os Países do Sahel, Nasser Bourita destacou que Sua Majestade o Rei Mohammed VI tem continuamente apelado à abordagem de desenvolvimento para resolver as questões do Sahel, o Ministro de Marrocos dos Negócios Estrangeiros, da cooperação africana e dos expatriados marroquinos.
Nasser Bourita sublinhou que a abordagem de desenvolvimento sempre esteve no centro das iniciativas e ações de Sua Majestade o Rei em favor dos países da região, nomeadamente Mali, Chade, Burkina Faso e Níger, bilateralmente ou como um grupo.
O Soberano sempre teve particular interesse pela região, sublinhou, acrescentando que Sua Majestade o Rei tomou, desde a sua ascensão ao Trono dos Seus Gloriosos antepassados, decisões importantes a favor destes Estados, incluindo isentar os seus produtos de direitos aduaneiros à entrada. no mercado marroquino ou cancelando as suas dívidas.
O ministro considerou que a abordagem militar e de segurança para lidar com os problemas dos países do Sahel é certamente importante, mas continua a ser insuficiente, observando que as abordagens de desenvolvimento oferecem soluções para os problemas reais destes Estados.
Nasser Bourita sublinhou também que a estabilidade dos países da região deve emanar da sua própria vontade e não imposta do exterior, salientando que o Sahel tem potencial e recursos humanos que lhe permitem desenvolver uma visão do seu futuro.
Iniciada por Nasser Bourita, esta reunião contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e dos Nigerinos do Estrangeiro do Níger, Bakary Yaou Sangaré, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Regional e do Burkina Faso. Burkinabe no exterior, Karamoko Jean Marie Traoré, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Nigerinos no Estrangeiro do Níger, Bakary Yaou Sangaré, e o Diretor Geral de África e Integração Africana no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Chade, Chadianos no Estrangeiro e Cooperação Internacional, Abakar Kourma.
No final desta reunião de coordenação, os Ministros dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, Mali, Níger e Chade expressaram a adesão dos seus países à iniciativa internacional de Sua Majestade o Rei Mohammed VI para permitir o acesso ao Oceano Atlântico aos Estados do Sahel, que oferece grandes oportunidades para a transformação económica. da região como um todo.
Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Nigerinos no Estrangeiro do Níger, Sr. Bakary Yaou Sangaré, disse que o Sahel sempre esteve no centro da política externa de Marrocos, um “parceiro de confiança” dos países da região.
“Para nós, Marrocos é um parceiro confiável que respeita a nossa dignidade, a nossa soberania e a nossa independência”, sublinhou Sangaré.
A este respeito, o ministro referiu que os países do Sahel “farão todo o possível para beneficiar ao máximo” desta Iniciativa Real que visa dar um novo impulso ao desenvolvimento dos países da região.
Sua Majestade a Iniciativa Atlântica do Rei “permitir-nos-á não só desenvolver as nossas infra-estruturas, mas também abrir os nossos países interna e internacionalmente”, destacou.
Esta Iniciativa, que “chega num momento oportuno”, oferece aos Estados do Sahel a possibilidade de venderem os seus produtos no mercado internacional a um custo menor, disse Sangaré, que, nesta ocasião, manifestou o seu agradecimento a Marrocos, “um amigo país não só ao Níger, mas também ao Sahel”.
Iniciada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Africana e Expatriados Marroquinos de Marrocos, Nasser Bourita, esta reunião contou também com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Regional e do Burkinabe no estrangeiro do Burkina Faso, Karamoko Jean Marie Traoré, e o Diretor Geral de África e Integração Africana do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Chade, Chadianos no Estrangeiro e Cooperação Internacional, Sr. Abakar Kourma.
Marrocos sempre foi um “parceiro confiável com quem o Mali pode considerar projetos de longo prazo”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop.
o chefe da diplomacia maliana considerou este projecto como “importante” e “positivo”, afirmando que o seu país adere a esta iniciativa por diversas razões.
“O Mali tem estado continuamente envolvido em todas as iniciativas que visam unir os nossos países e criar as condições necessárias para promover a prosperidade das nossas populações”, sublinhou.
O Mali é um país sem litoral e, portanto, “saudamos esta iniciativa que contribui para promover o nosso potencial e responde às preocupações e necessidades do nosso país”, sublinhou o ministro maliano.
O co-desenvolvimento e a promoção de parcerias são de suma importância para garantir o desenvolvimento e a prosperidade, disse, acrescentando que “o Eldorado que procuramos está aqui, em África”.
“Se conseguirmos criar condições económicas prósperas, teremos de lutar menos contra os desafios inerentes à imigração e ao terrorismo”, destacou Diop.
A iniciativa Real é um vetor importante para dar uma resposta económica e até geopolítica às preocupações inerentes à paz e segurança, afirmou, sublinhando a necessidade de respeitar a soberania dos países e as escolhas estratégicas do Mali e dos seus parceiros.
Iniciada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Expatriados Marroquinos de Marrocos, Nasser Bourita, esta reunião contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Nigerinos do Níger no Estrangeiro, Bakary Yaou Sangaré, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, Cooperação Regional e Burkinabe no estrangeiro , Karamoko Jean Marie Traoré, e o Diretor Geral de África e Integração Africana do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Chade, Chadianos no Estrangeiro e Cooperação Internacional, Abakar Kourma.
No final desta reunião de coordenação, os Ministros dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, Mali, Níger e Chade expressaram a adesão dos seus países à iniciativa internacional de Sua Majestade o Rei Mohammed VI para permitir o acesso ao Oceano Atlântico aos Estados do Sahel, que oferece grandes oportunidades para a transformação económica. da região como um todo.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores do Marrocos.