O Príncipe William anunciou ontem (19), em Nova York, os 15 finalistas da terceira edição do Earthshot Prize. Dentre as 15 organizações finalistas, que representam seis continentes e foram escolhidas entre mais de 1.100 indicações, está a *brasileira Belterra Agroflorestas*.
Cada um dos finalistas concorrerá a um prêmio de *1 milhão de libras*, que será concedido a uma iniciativa em cada uma das cinco categorias do prêmio na cerimônia anual de premiação do Earthshot Prize, em Singapura, em 7 de novembro.
Fundado em 2020, o prêmio visa oferecer suporte financeiro a soluções inovadoras para proteger e recuperar o planeta. São cinco categorias: proteção e restauração da natureza, limpeza do ar, proteção de oceanos, desenvolvimento de um mundo sem resíduos e mitigação das consequências das mudanças climáticas.
Esta é a primeira vez que temos uma iniciativa brasileira entre as finalistas. A Vice-Embaixadora Britânica no Brasil, Melanie Hopkins disse que _“é uma grande honra que o Príncipe William e o Earthshot Prize estejam reconhecendo o trabalho notável da Belterra e o seu compromisso de criar mecanismos para regeneração da saúde do solo, restauração da paisagem natural e recuperação da biodiversidade no Brasil. A organização incorpora o espírito inovador e a dedicação ao nosso meio ambiente”.
As informações são do Governo do Reino Unido.