As Nações Unidas iniciam esta terça-feira (14) a 76ª sessão da Assembleia Geral. O tema é “Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar da Covid-19, reconstruir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”.
Na abertura, o novo presidente do órgão, Abdulla Shahid, das Maldivas, assume o posto em substituição de Volkan Bozkir da Turquia.
Lusófonos
O maior encontro de líderes mundiais reunirá mais de 100 chefes de Estado e de governo no segmento de alto nível. A participação virtual e presencial também marcará diversas reuniões, conferências e encontros paralelos.
Na sessão do ano passado, o edifício da Assembleia Geral ficou praticamente vazio devido à pandemia, pela primeira vez em 75 anos da organização.
Um dos eventos mais aguardados da nova sessão será a Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares. A reunião deve preparar o cenário para a transformação no setor com vista a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Tráfico de Pessoas
Na semana de alto nível serão realizados encontros globais para comemorar o 20º aniversário da adoção da Declaração e Programa de Ação de Durban sobre o combate global ao racismo e à discriminação.
Várias conferências darão ênfase a dias internacionais como da eliminação total das armas nucleares, da discriminação racial, em memória das vítimas da escravatura e do tráfico transatlântico e contra os testes nucleares.
No período também serão realizadas sessões especiais sobre o Plano de Ação Global contra o Tráfico de Pessoas e ainda sobre o combate à prática.
Na semana de alto nível da 76ª sessão da Assembleia Geral haverá ainda diálogos interativos abordando tópicos como harmonia com a natureza e a Nova Agenda Urbana.
Deixe seu comentário