Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela, estará em Salvador até o dia 22 a convite do Olodum. A escolha da data coincide com o Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20).
Na capital baiana, o diplomata cumprirá uma extensa agenda que inclui encontro com o governador Rui Costa, o prefeito Bruno Reis, a UFBA e UNEB, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e organizações dos movimentos negros, entre elas o Olodum e o Ilê Aiyê.
Além dos encontros institucionais, Mavimbela pediu para participar de um ato público em homenagem a Zumbi dos Palmares, que ocorrerá na cidade com a apresentação do Olodum. O vice-presidente de relações institucionais do Olodum, Marcelo Gentil, que se reuniu com o embaixador no mês de outubro na embaixada do país africano, relata que o diplomata pretende, nessa viagem, estreitar as relações entre o seu país e a Bahia, que segundo ele, são os dois grandes pilares da cultura e da negritude no hemisfério Sul.
O grupo Olodum já homenageou a África do Sul em dois diferentes temas de Carnaval e, se apresentou no país, inclusive na Copa do Mundo em 2010, além de ter feito parte do Comitê de Recepção a Nelson Mandela, em sua primeira visita ao Brasil, logo após ser liberado da prisão em seu país, por força da sua luta contra o apartheid.
Na década de 1980, o Olodum cantou contra o apartheid e pela igualdade, além de pedir a liberdade de Nelson Mandela. Também gravaram o hino nacional da África do Sul em LP tendo assim, um papel ativo na solidariedade àquela país. Nos anos 90, mais de 100 artistas sul-africanos vieram ao Brasil para intercâmbio com a Escola Olodum.
Ao final da visita, Vusi Mavimbela, espera conseguir ter construído passos significativos para estreitar os laços de irmandade e cooperação entre as duas principais nações do hemisfério sul. O diplomata pretende dialogar sobre desenvolvimento sustentável com os baianos, cooperação científica, educativa e cultural, estímulo ao turismo e, evidentemente, sobre a possibilidade de projetos de cunho econômico entre baianos e sul-africanos.
* Com informações de Olodum.