Getting your Trinity Audio player ready...
|
Por Comissão da União Europeia
Ao retornar para casa após o pôr do sol, uma mulher tira os fones de ouvido, abaixa o capuz e fica de olho em cada homem que passa. Ela não consegue parar de pensar no homem que a seguiu até sua casa e a atacou. Ela é 1 em cada 3 mulheres que sofreram violência física e/ou sexual nos últimos 12 meses e não contaram a ninguém.
Enquanto isso, um grupo de mulheres caminha de volta de uma passeata pelos direitos das mulheres. Alguns homens passam gritando e gesticulando do outro lado da rua. Porque um em cada seis homens ainda considera aceitável assediar mulheres.
Para muitas mulheres na Europa e no mundo, essas histórias são infelizmente muito familiares. Assim como o fato de que mais de 60% das vezes as mulheres são as que cozinham e/ou fazem o trabalho doméstico diário. Isso mostra que o progresso em direção à igualdade de gênero continua muito lento. Ainda há inúmeras normas discriminatórias estruturais em nossas sociedades que precisam ser abordadas e superadas.
É por isso que no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Comissão Europeia reforçou seu compromisso com a igualdade de gênero, com uma visão de longo prazo para o progresso. Com o novo Roteiro para os Direitos das Mulheres, a Comissão planeja pavimentar ainda mais o caminho para:
liberdade da violência de gênero
os mais altos padrões de saúde
igualdade salarial e empoderamento econômico
equilíbrio entre vida pessoal e profissional e cuidado
igualdade de oportunidades de emprego e condições de trabalho adequadas
educação de qualidade e inclusiva
participação política e representação igualitária
mecanismos institucionais que garantam os direitos das mulheres
O Roteiro visa aproveitar o progresso significativo alcançado sob a Estratégia de Igualdade de Gênero 2020-2025. Graças a essa estratégia, houve um progresso histórico na UE nos últimos cinco anos, com regras sobre transparência salarial, equilíbrio de gênero nos conselhos de administração das empresas e combate à violência contra as mulheres. O Relatório de 2025 sobre Igualdade de Gênero na UE — que também foi publicado hoje — fornece uma visão geral mais detalhada desse progresso e onde mais ações são necessárias.
Acesse o relatório aqui.
Fonte: Comissão da União Europeia.