Visegrád é um vilarejo de 1.654 habitantes, ao norte de Budapeste. a uma hora de trem da capital húngara e às margens do rio Danúbio. Visegrád é também o nome de uma aliança regional da Europa, entre Hungria, Eslováquia, República Tcheca e Polônia, (V4) com 30 anos de existência. Fotografias de belas regiões desses quatro países podem ser vistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, até dia 12 de dezembro.
A exposição Tesouros Naturais do Grupo Visegrád, organizada pela embaixada da Hungria, traz a oportunidade de conhecer um pouco das paisagens e natureza dessa parte da Europa Central. São 48 imagens de um projeto coordenado pela Associação Húngara de Fotógrafos da Natureza – NaturArt.
Sustentabilidade
Ao abrir a mostra, o embaixador da Hungria, Zoltán Szentgyörgyi, discorreu sobre a história do grupo de “Visegrád”, formado em 1991, primeiramente entre a Hungria, a República Tcheca e a Polônia. Em 1993, depois da desintegração da República Tcheca, a Eslováquia também ficou no grupo, “formado para representar nossos interesses em comum e dentro de uma cooperação política, cultural e do meio ambiente”.
Os países do V4 cooperam de modo a articularem interesses comuns junto à União Europeia, apoiam a estabilidade da vizinhança e promovem globalmente sua região. O grupo está sob a presidência da Hungria no biênio 2021-2022, que visa retomar a estabilidade econômica da região, com ênfase em sustentabilidade, política climática e transição econômica verde.
“Gostaríamos de acrescentar que para nós, dos países da Europa Central, a proteção do ambiente é importantíssima! É patrimônio de nossos países, e, ao mesmo tempo, patrimônio europeu”, ressaltou. O diplomata lembrou que recentemente – em 11 de novembro – foi celebrado o dia nacional da Polônia. “Eu gostaria de expor o apoio da Hungria e o meu apoio pessoal à Polônia, por conta da tensão na fronteira da Polônia com a Belarus”, afirmou.
Natureza e animais
Na avaliação do embaixador Zoltán Szentgyörgyi, o Ministério de Assuntos Exteriores da Hungria “teve uma ideia fantástica de contactar as associações desses 4 países, fotógrafos da natureza para realizar a exposição. “Nós selecionamos as melhores fotos desses países”, disse. O embaixador disse que a mostra fotográfica é um convite àqueles que ainda não visitaram a Europa Central.
Observou que não há humanos nas fotos, apenas natureza e animais. “Ao verem as fotos, parem e pensem nestas pessoas, nestes fotógrafos que, muitas vezes, têm de esperar semanas, para capturar o momento certo, o momento perfeito”, comentou.
As fotos
A mostra Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád em fotografias mostra partes de uma região geográfica munida de rico patrimônio cultural e espetaculares tesouros. Revela em várias tonalidades belezas naturais que os quatro países empenham em preservar para as futuras gerações. A exposição apresenta paisagens, animais de médio e pequeno porte, pássaros, horizontes, águas e plantas, entre outros fantásticos clics.
Além de profissionais da Associação Húngara de Fotógrafos da Natureza, participam da mostra também profissionais ligados ao Clube dos Fotógrafos da Natureza da República Tcheca, Associação Eslovaca de Fotógrafos da Vida Selvagem e da Associação Polonesa de Fotógrafos Naturais.
SERVIÇO:
Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád em fotografias
Museu BB, 1º andar do CCBB Brasília
SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
Até dia 12 dezembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Entrada gratuita: ingresso pelo site da Eventim. Para saber mais clique aqui.
Deixe seu comentário