Getting your Trinity Audio player ready...
|
O número de refugiados da Ucrânia superou dois milhões nesta quarta-feira (9) segundo projeção do Alto Comissariado das Nações para os Refugiados (ACNUR). A agência das Nações Unidas está operando no Leste Europeu, sob direção do alto comissário Filippo Grandi. Em uma entrevista coletiva em Oslo, ele lamentou que não há previsão para diminuição do fluxo de pessoas fugindo da guerra iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro.
Grandi visitou Romênia, Moldávia e Polônia, três países de fronteira com a Ucrânia. Ele conclui que essa é a primeira vez “desde a Segunda Guerra Mundial”, que o mundo se depara com um quadro tão grave. Os corredores humanitários abertos pela Rússia esta semana estão permitindo a saída de milhares de civis das principais cidades ucranianas. São pelo menos 140 mil refugiados a cada dia, em média.
Os números da ACNUR são estimativas, podendo ser bem superiores. Ainda segundo a agência, mulheres e crianças são a grande maioria nessa onda de refugiados.
Baseado nos números divulgados pela agência, são pelo menos 1,2 milhão indo para a Polônia, 191 mil para a Hungria, 141 mil para a Eslováquia, 83 mil para a Moldávia, 82 para a Romênia e 453 para Belarus. Há, ainda 210 mil deslocados para outros países da Europa e 99 mil fugindo para a Rússia.
* Com informações das agências.