Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Rede Europeia de Centros de Inovação Digital (EDIH) expandiu-se oficialmente para acolher novos centros da Albânia, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia, Ucrânia e Turquia! Isto representa um marco importante no reforço da transformação digital na região do alargamento da UE. Estes centros ajudarão as empresas locais, as startups e as instituições públicas a aceder a tecnologia de ponta, conhecimentos e capacidades de IA, bem como a financiamento, impulsionando a inovação e o crescimento com um foco particular na IA. No âmbito do convite à apresentação de propostas, foram selecionados 18 projetos (7 de 5 parceiros do BM, 5 da Turquia e 6 da Ucrânia). Os projetos dos EDIH nos BM terão início no início de 2025 e terão duração de quatro anos. O orçamento do convite é de 14,6 milhões de euros, sendo que 4,5 milhões de euros vão para os centros na Ucrânia, 4,5 milhões de euros vão para os centros na Turquia, 1,6 milhões de euros vão para a Sérvia e 1 milhão de euros vão para a Albânia, Kosovo, Montenegro e Macedônia do Norte, respetivamente.
Trazer os Balcãs Ocidentais para a Rede EDIH é um passo importante na sua integração no Mercado Único Digital da UE e faz parte do Plano de Crescimento da UE. O Plano de Crescimento está a facilitar ligações mais estreitas entre os Balcãs Ocidentais e o mercado único da UE e prevê benefícios já antes da adesão à UE. Alargar a rede EDIH aos Balcãs Ocidentais é uma das medidas do Plano de Crescimento que facilita a integração dos parceiros no Mercado Único Digital da UE e apoia a sua transformação digital. Os seus benefícios serão sentidos diretamente pelas PME, pelas startups e pelo setor público nas transições ecológica e digital.
Para garantir um início tranquilo, a Comissão Europeia (DG CNECT), em colaboração com o Acelerador da Transformação Digital (DTA), organizou um webinar de integração em 30 de janeiro de 2025. Esta sessão forneceu aos novos centros orientações práticas, melhores práticas e uma introdução às ferramentas disponíveis na Rede EDIH.
Além disso, o pré-financiamento de 65% da contribuição financeira do Programa Europa Digital (DEP) já foi disponibilizado no âmbito do acordo de subvenção, que foi assinado com cada EDIH. Isto demonstra o forte empenho da UE em garantir que estes centros possam iniciar imediatamente as suas atividades e impulsionar a transformação digital nas suas regiões.
A iniciativa reforça a visão da UE para os Balcãs Ocidentais, a Ucrânia e a Turquia, digitalmente conectados, habilitados para a IA e competitivos, garantindo que as empresas e instituições tenham o apoio de que necessitam para prosperar na era digital.
Fundo
Os Polos Europeus de Inovação Digital (EDIH) são balcões únicos que apoiam as empresas e as organizações do setor público na resposta aos desafios digitais e no aumento da competitividade. Esses centros ajudam empresas e organizações públicas a adotar soluções digitais e baseadas em IA por meio de quatro serviços principais: Teste antes de investir, Habilidades e treinamento, Apoio para encontrar investimentos e Ecossistema de inovação e networking. Um forte foco na adoção da IA garante que os centros possam aproveitar as ferramentas baseadas na IA para aumentar a produtividade, a tomada de decisões e a competitividade em toda a Europa. Os EDIH são cofinanciados, sendo 50% do financiamento proveniente do Programa Europa Digital (DEP) e os restantes 50% de outras fontes nacionais, regionais ou privadas.
Fonte: Delegação da União Europeia na Ucrânia.