Getting your Trinity Audio player ready...
|
Romênia, Coreia do Sul e Suíça estão com novos embaixadores no Brasil. Eles assumiram as funções em julho, quando apresentaram suas credenciais ao secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Fernando Simas Magalhães.
Romênia
Uma mulher, Monica-Mihaela Stirbu, é a nova embaixadora da Romênia no Brasil. Ela substitui o embaixador Stefan Mera no cargo. Antes de se mudar para Brasília, Monica representou seu país como embaixadora em Santiago do Chile. Ela nasceu em Timisoara, cidade medieval, hoje centro econômico e cultural romeno e terceiro município mais populoso do país. Brasil e Romênia estabeleceram relações diplomáticas em 1928.
Coreia do Sul
A Coreia do Sul – agora tão conhecida no mundo com as suas séries na Netflix, como Navellera, que retrata a vida de um idoso e seu sonho de fazer ballet – tem como novo embaixador no Brasil Lim Ki-mo. As relações diplomáticas entre o Brasil e a Coreia do Sul foram estabelecidas em 1959. Foi no Rio de Janeiro (RJ) que essa nação asiática abriu sua primeira embaixada na América Latina, em 1962. Três anos depois, em 1965, o Brasil abriu sua embaixada em Seul, cuja bela fotografia está presente em praticamente todas as séries de sucesso na tv fechada.
Suíça
O país dos Alpes, dos grandes bancos, do chocolate, dos relógios e da pontualidade e do qual o Brasil é o maior parceiro comercial na América Latina, a Suíça tem como novo embaixador em Brasília Pietro Lazzeri. Hoje, mais de 600 empresas de origem suíça operam no Brasil, produzindo alimentos, remédios e máquinas, entre outros itens.