Treze novos embaixadores apresentaram, na sexta-feira (17/11), as cartas credenciais ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Um embaixador assume o posto depois de entregar os documentos ao governo do país onde irá atuar. A entrega das credenciais ao Presidente é uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atuação do diplomata no Brasil.
Na carta, o diplomata informa ao Governo brasileiro que representa o seu país e, ao recebê-la, o Presidente da República indica ao chefe de Estado do país do embaixador, que o reconhece como representante oficial no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo Presidente, o embaixador não pode representar seu país em audiências ou solenidades oficiais.
Os novos embaixadores que entregaram as cartas credenciais e receberam as boas-vindas do Presidente são: Mateja Kračun, da Eslovênia; Ahmad Mohammed Al-Shebani, do Catar; Osama Ibrahim Ayad Sawan, da Líbia; Fiona Flood, da Irlanda; Marian Schuegraf, da União Europeia; Glynne Namulula Michelo, da Zâmbia; Andrii Melnyk, da Ucrânia; Bettina Cadenbach, da Alemanha; Vasilios Philippou, do Chipre; Miklós Tamás Halmai, da Hungria; Emmanuel Lenain, da França; Alessandro Cortese, da Itália e Bogna Janke, da Polônia.












