O Acordo Internacional do Café (AIC) é um importante instrumento de cooperação para o desenvolvimento mundial da cafeicultura. É um documento instituído no âmbito da Organização Internacional do Café (OIC), estabelecida em 1963, quando o primeiro “Convênio Internacional”, entrou em vigor por um período de cinco anos.
Desde então, a OIC vem funcionando ininterruptamente ao abrigo de sucessivos Convênios. O atual é válido até fevereiro de 2024, quando será sucedido pelo novo AIC assinado na Colômbia.
A cerimônia de assinatura do Acordo, por parte de todos os 75 países membros, aconteceu em Bogotá, na Colômbia, durante a 134ª Sessão do Conselho da OIC, dia 6 de outubro. A nova versão do documento foi construída por um Grupo de Trabalho da Força-Tarefa Público-Privada do Café e inclui o setor privado na discussão e na formulação de soluções para aprimorar a condição de vida dos cafeicultores.
O Brasil tem papel fundamental nesse mercado global, pois de cada três xícaras consumidas no mundo, uma é do café produzido no país.
Na formalização do Acordo, o signatário brasileiro foi o embaixador do Brasil na Inglaterra, Marco Farani. Também estavam presentes a CNC, Pedro Tiê Candido Souza, 2º Secretário da Embaixada do Brasil na Colômbia, Marcus Vinícius Segurado Coelho, adido agrícola do Brasil na Colômbia, representantes da Emater/MG, e da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais.
O novo Acordo Internacional
Os pontos-chave do novo Acordo redefinem o sistema de votação interna da OIC e as contribuições dos governos membros para refletir melhor a transformação na cadeia global do café nos últimos 30 anos, levando em conta as distorções entre países produtores, consumidores, exportadores e importadores.
A partir dele, a OIC pode trazer todas as partes à mesa pela primeira vez e enfrentar os desafios por meio da cooperação internacional privada e pública, envolvendo seus governos membros, que representam 93% da produção mundial de café e 63% do consumo mundial. Hoje, o mundo bebe mais de 2 bilhões de xícaras de café por dia.
* Com informações de CNC.
Deixe seu comentário