Getting your Trinity Audio player ready...
|
Esta é a primeira vez que a Noruega estabelece uma Embaixada no Senegal. Além do Senegal, a nova Embaixada será responsável pelas relações diplomáticas da Noruega com o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Chade, onde a Noruega não tem quaisquer missões de serviço estrangeiro.
‘Estou satisfeito por termos agora diplomatas dedicados no Senegal. Trabalharemos- para fortalecer a nossa parceria com o Senegal e promover a estabilidade e o desenvolvimento na região”, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Espen Barth Eide.
“A Noruega tem uma longa história de apoio ao desenvolvimento econômico nos países africanos, bem como de promoção da resolução de conflitos, da democracia e dos direitos humanos. A Noruega também apoia firmemente as Nações Unidas e a União Africana. A Noruega e o Senegal estão numa boa posição para aumentar a nossa cooperação, e a Embaixada em Dakar permitirá à Noruega ser um parceiro ainda melhor”, disse Eide.
“Este é um bom momento para dar este passo importante para reforçar a cooperação da Noruega com o Senegal. O Senegal tem sido um dos nossos principais parceiros multilaterais no esforço para combater os impactos das alterações climáticas, bem como em questões relacionadas com a soberania alimentar, a democracia e os direitos humanos”, afirmou a Ministra do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim.
A Noruega fornece uma grande ajuda ao desenvolvimento aos países do Sahel. Em 2022, a Noruega atribuiu 569 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente 54 milhões de dólares) a parceiros no Mali, Burkina Faso, Níger e Senegal, principalmente para promover a resolução de conflitos, esforços humanitários e educação.
“Além de alargar a nossa parceria com o Senegal, queremos garantir que teremos as melhores análises possíveis sobre o que está a acontecer no terreno na região. Esta é uma região com necessidades significativas, onde as crises humanitárias se desenrolam sem uma atenção global generalizada. A Noruega trabalha diariamente para salvar vidas, melhorar a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável na região, fornecendo ajuda humanitária e assistência ao desenvolvimento a longo prazo”, afirmou Tvinnereim.
A Noruega tem atualmente 95 missões no exterior.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Noruega.