A linha de frente do novo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) teve nomeadas nesta semana as secretárias de duas áreas estratégicas. Tatiana Lacerda Prazeres assumiu a Secretária de Comércio Exterior do Ministério. O ato foi assinado pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa.
Catarinense de Florianópolis, Tatiana Prazeres tem mais de 20 anos de experiência em comércio internacional. Servidora de carreira do MDIC (Analista de Comércio Exterior), é doutora em Relações Internacionais, mestre em Direito, além de graduada em Direito e em Relações Internacionais.
Já atuou no setor público e privado, em organizações internacionais e na área acadêmica em Brasília, São Paulo, Genebra e Pequim. Ela já comandou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, entre 2011 e 2013.
Em 2014, foi reconhecida como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial.
Tatiana foi Conselheira Sênior do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, entre 2013 e 2018. Morou na China, entre 2019 e 2021, quando foi Senior Fellow na Universidade de Economia e Negócios Internacionais (UIBE), em Pequim. Também atuou como colunista do jornal Folha de S. Paulo, escrevendo sobre temas referentes à China.
A secretária já atuou na Apex-Brasil e na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foi funcionária, em Genebra, do International Trade Center, agência para comércio e desenvolvimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 2022, foi a Diretora Titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É professora da PUC-Rio.
Nova secretária de Competitividade e Política Regulatória atuou na área de transformação digital

Escolhida pelo vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Andrea Pereira Macera também foi nomeada na quarta-feira (18/1) e vai liderar a secretária de Competividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Antes de ser nomeada para o atual cargo, Andrea estava na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e, nos últimos anos, atuou com ênfase na área da transformação digital. Ela tem experiência em microeconomia, sobretudo nos temas da defesa da concorrência, do comércio internacional e da política industrial.
Nascida no Distrito Federal, Andrea é graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrados em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Administração Pública e Relações Internacionais pela Universidade Paris 1 Pantheon-Sorbonne e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília.
Deixe seu comentário