Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado em 8 de abril e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, detecção e tratamento precoce da doença. E neste ano, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) destaca o trabalho desenvolvido em prol do combate ao câncer infantojuvenil, por meio do Projeto Tele Oncoped ICI.
O câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, a atuação do ICI é essencial para garantir a assistência e tratamento adequados para esses pacientes.
O Projeto Tele Oncoped, desenvolvido pela Instituição em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, é uma iniciativa pioneira que auxilia médicos e outros profissionais da saúde no atendimento de casos suspeitos de câncer em indivíduos de 0 a 19 anos. O projeto tem como objetivo principal a detecção precoce da doença, encaminhamento para um centro de referência no Estado do RS e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Os atendimentos são realizados pelo telefone (0800 511-2121 – ligação gratuita) e plataforma, sendo realizados pela equipe especializada do Instituto do Câncer Infantil que orienta a melhor conduta conforme protocolo e fluxo de encaminhamento. O Projeto Tele Oncoped possibilita o diagnóstico precoce e tratamento adequado para pacientes de todo o estado, contribuindo para a diminuição do tempo de espera e melhorando o acesso aos serviços de saúde.
O projeto também inclui a capacitação dos profissionais de diferentes áreas multidisciplinares da Atenção Básica e Unidades Oncológicas para o diagnóstico precoce, contribuindo para um diagnóstico mais preciso e precoce do câncer infantojuvenil no Estado do Rio Grande do Sul.
Para a Dra Virgínia Nóbrega, médica consultora do ICI e coordenadora do Tele Oncoped, “o projeto é fundamental para levar informação e esclarecimento sobre o câncer infantojuvenil para pais e responsáveis, além de ser uma forma de auxiliar profissionais da saúde no encaminhamento adequado dos pacientes”.
O ICI atende cerca de 400 pacientes por mês, e desde a sua fundação em 1991, já assistiu mais de 5 mil crianças e adolescentes com câncer. A instituição conta com o apoio de doações de pessoas físicas e empresas para manter seus projetos e atendimentos.
Para mais informações sobre o Instituto do Câncer Infantil e o Projeto Tele Oncoped, acesse o site www.ici.ong ou entre em contato pelo telefone (51) 3331-8704.