Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, celebrado no dia 25 de julho, no sábado (25/5), a Embaixada da Alemanha e seus parceiros promoveram o Dia de Portas Abertas. Para chegar na embaixada, os visitantes atravessaram uma réplica do portal do triunfo “Portão de Brandemburgo”, que fica em Berlim, e se depararam com apresentações artísticas, eventos gastronômicos, feira, visitas guiadas na embaixada e exposições de carros.
O público de Brasília aceitou o convite da Embaixada, que abriu suas portas para aqueles que queriam conhecer de perto a cultura alemã. De acordo com a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, os programas de geminação de cidades completam esse cenário. A Alemanha e o Brasil são parceiros estratégicos. Ela explica que o Brasil é o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América do Sul, e a Alemanha é o parceiro econômico mais importante do Brasil na União Europeia. “Trabalhamos juntos nas áreas de energia, meio ambiente, clima, ciência, comércio e defesa, bem como em direitos humanos e na proteção de florestas tropicais. Temos um intenso intercâmbio cultural. É uma grande variedade de temas”, ressalta Bettina.
Estima-se que existam mais de mil empresas teuto-brasileiras operando no Brasil. A comunidade de língua alemã no Brasil ainda está concentrada no Sul — no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Instituto Cultural Goethe-Zentrum
A comunidade alemã está presente em Brasília, apesar de a capital federal ter sido inaugurada muito depois da imigração. O Goethe-Zentrum, na Asa Sul, é responsável pela divulgação da língua e da cultura alemãs.
O Goethe-Zentrum localizado na Asa Sul, em Brasília é um ponto de ancoragem para a cultura e a língua alemãs no coração da cidade. O espaço abriga uma biblioteca com amplo acervo, oferece programação de filmes e outros eventos, além de cursos de idiomas.