Getting your Trinity Audio player ready...
|
A australiana Natasha Stott Despoja foi reeleita para o Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres.
O comité é composto por 23 especialistas independentes em direitos humanos de todo o mundo que monitorizam a implementação da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres. A Convenção é uma ferramenta poderosa para combater a discriminação de género e impulsionar um progresso genuíno no sentido da igualdade de género em todo o mundo. Consagrou os direitos das mulheres ao acesso igual e significativo à vida política e pública, à educação, à saúde e ao emprego.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Senadora, Hon Penny Wong, elogiou a Stott Despoja pelo impacto que teve nos seus primeiros quatro anos na comissão. “A liderança de Despoja é fundamental para eliminar a discriminação contra mulheres e meninas em todo o mundo, na nossa região e em casa”, disse Wong.
“Através da sua compreensão do direito e dos tratados internacionais, a Sra. Stott Despoja será uma força forte na luta para proteger e promover os direitos humanos das mulheres e das garotas. “Ela será uma voz importante, como a única especialista da região do Pacífico no comitê.”
Stott Despoja fará parte do comité a título pessoal, a partir de 1 de janeiro de 2025. Este será o seu segundo mandato no comité.
Fonte: