Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Expo Dubai 2020 começou em 1º de outubro, após adiamento por conta da pandemia de Covid-19.
A edição da exposição, sedeada nos Emirados Árabes Unidos, é a primeira a ser realizada em um país do Oriente Médio. Com o tema “Conectando Mentes, criando o Futuro”, a Expo 2020 irá até o final de março do próximo ano.
Espera-se que a Expo inicie uma recuperação da economia dos Emirados Árabes Unidos, particularmente no turismo, setor importante para o país
ONU
As Nações Unidas prepararam uma série de eventos em um espaço dedicado a explicar o papel da organização e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODSs. Focada em detalha como trabalha para gerenciar os desafios globais, a ONU apresenta a exibição “Missão Possível”.
Na abertura, o secretário-geral, António Guterres, afirmou que a exposição demonstra o poder de cada um “para mudar e fazer a diferença”. Ele destaca que, em união, é possível alcançar as metas da Agenda 2030 e do Acordo de Paris.
O comissário-geral para ONU na Expo, Maher Nasser, revelou que o objetivo é “incentivar participantes e visitantes internacionais a reconhecer que a agenda de desenvolvimento sustentável é de todos”.
O representante destaca que a série de objetivos globais só “pode ser alcançada se todos os setores de cada nação se comprometerem com as metas e agirem para cumprir esses compromissos”.
Agenda
Com lançamento oficial no dia 9 de novembro, o pavilhão da ONU contará com obras inspiradas nos ODS, uma série de painéis de discussão com artistas e uma experiência de exibição virtual para o público.
Para celebrar o dia das Nações Unidas, em 24 de outubro, a programação terá uma cerimônia oficial no Al Wasl Dome e uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem dos Emirados Árabes Unidos.
As Expos, também conhecidas como feiras mundiais, existiram de diversas formas por mais de dois séculos. Os eventos são oportunidades para que os países participantes mostrem suas tecnologias, produtos e ideias.
A primeira Expo aconteceu 1851, em Londres, na Inglaterra, e deu origem ao Palácio de Cristal, construído em ferro fundido e vidro, mostrando os frutos da Revolução Industrial.
Paris, na França, recebeu o evento em 1889 tendo como símbolo a Torre Eiffel, que alguns críticos consideraram como uma construção feia que merecia ser desmontada após a feira.
Outros monumentos icónicos foram originados por conta da exposição, como o Space Needle (Agulha do Espaço, em português), em Seattle, nos Estados Unidos, e o Átomo, em Bruxelas, na Bélgica.
Quais os destaques da Expo em Dubai?
O evento em Dubai está sendo promovido como o maior já realizado no mundo árabe. Espera-se que a Expo inicie uma recuperação da economia dos Emirados Árabes Unidos, particularmente no turismo, setor importante para o país.
Os 200 pavilhões disponibilizados para a exposição ocupam um local de mais de 4 quilômetros quadrados e foi construído no deserto. Os visitantes poderão conferir experiências culturais, entretenimento e exposições educativas e palestras.
A arquitetura inovadora também é uma atração. A Al Wasl, a maior cúpula sem suporte do mundo, que também serve como uma superfície de projeção de 360 graus, é um dos destaques. Na área de tecnologia, a empresa Uber deve expor seus novos carros voadores.
A programação completa do evento está no site oficial, em inglês.