Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, iniciará uma visita de trabalho à Europa, onde fortalecerá o trabalho conjunto com o Centro Internacional de Energia Atômica Agência (AIEA) e participará de um dos principais fóruns de discussão do mundo sobre agricultura e alimentação.
Em Viena, Otero vai assinar um memorando de entendimento, que visa desenvolver projectos que envolvam a utilização de tecnologia nuclear na agricultura, com o objectivo de contribuir para a segurança alimentar e maior sustentabilidade das práticas de produção. O acordo abrirá as portas para o aprofundamento do trabalho conjunto entre a AIEA e o IICA em áreas como gestão do solo e da água, genética vegetal, produção e saúde animal, controle de qualidade e segurança alimentar.
Otero visitará também, perto da capital austríaca, a sede do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), uma organização multidisciplinar de investigação científica, onde se reunirá com o Diretor Geral, Hans Joachim Schellnhuber, e com a Diretora Adjunta, Karen Lábios.
A IIASA, que é governada por um Conselho formado por representantes de seus Estados Membros (incluindo Brasil e Estados Unidos), desenvolve soluções, por meio de análise de sistemas, que visam reduzir a pegada ambiental das atividades humanas e contribuir para o alcance do Desenvolvimento Sustentável. Objectivos de Desenvolvimento (ODS).
Fórum Global
Em Berlim, Otero participará pelo segundo ano consecutivo – junto com o Assessor da Direção-Geral, Jorge Werthein, e o Gerente do Programa de Inovação e Bioeconomia do IICA, Hugo Chavarría – do Fórum Global sobre Agricultura e Alimentação (GFFA). .
Este evento é organizado pelo governo alemão e reúne autoridades, membros de organizações internacionais, líderes empresariais e especialistas de todo o mundo para discutir o fortalecimento dos sistemas agroalimentares.
No âmbito do Fórum, realiza-se a Conferência de Ministros da Agricultura, a maior do género a nível mundial, com a participação regular de cerca de 70 ministros. O fórum, cujo tema principal este ano será a Bioeconomia, será chefiado pelo Ministro da Agricultura e Alimentação da Alemanha, Cem Özdemir.
Otero será moderador numa das sessões de alto nível, que discutirá como produzir biomassa de forma sustentável, na qual diferentes países partilharão as suas experiências e boas práticas. Ele também será palestrante, junto com ministros da América Latina, África, Ásia e Europa, em uma sessão plenária na qual discutirão como melhorar a colaboração global para fortalecer a sustentabilidade da agricultura como pilar da bioeconomia.
O IICA também levará a Berlim, no âmbito do fórum, a exposição fotográfica “Líderes da Ruralidade nas Américas: Guardiões da Segurança Alimentar e da Biodiversidade”, que mostrará o trabalho diário dos agricultores homenageados pelo Instituto, devido. à sua contribuição para a segurança alimentar, a conservação ambiental e o bem-estar das suas comunidades.
Otero inaugurará justamente a exposição junto com o ministro alemão na sede do evento.
Fonte: IICA.