O projeto Diálogos Contemporâneos receber no Museu da República em Brasília, conferências literárias com a cantora, compositora e escritora Zélia Duncan e o autor Marcelo Rubens Paiva, respectivamente nos dias 17 e 18 de outubro.
A programação é a seguinte:
Zélia Duncan – 17 de outubro, segunda-feira, 19h
A afetividade na tradição musical e na literatura brasileira – Cantora, compositora e escritora, autora de “Benditas coisas que eu não sei – músicas, memórias, nostalgias felizes” (Agir), obra em que reúne 23 ensaios e um breve diário nos quais expõe seu olhar e sua relação com a música. Além de incontáveis canções, já escreveu roteiros, um perfil de Dona Ivone Lara, uma coluna semanal de crônicas no jornal O Globo, uma peça de teatro, esquetes, textos de orelha, prefácios e posfácios.
Mediação: Juca Ferreira, sociólogo
Marcelo Rubens Paiva – 18 de outubro, terça-feira, 19h
Memória e literatura – Roteirista, escritor e dramaturgo, nasceu em 1959 em São Paulo. Foi laureado com três Prêmio Jabuti, um Prêmio Shell, um Moinho Santista e um da Academia Brasileira de Letras. Entre seus livros estão “Feliz ano velho” (1982 – Prêmio Jabuti), “O homem ridículo” (2019), a “Série – O livro” (2021) e “Do começo ao fim” (2022). Foi traduzido para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco.
Mediação: Tereza Cruvinel, jornalista e escritora
Itamar Vieira Jr – 24 de outubro, segunda-feira, 19h
O povo negro e a formação da identidade brasileira, com Itamar Vieira Jr. – Nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance “Torto arado”, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu também os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Em 2021, lançou “Doramar ou a Odisseia: histórias” (Todavia). Trabalha como servidor público no Incra e está escrevendo um novo romance.
Heloísa Starling – 25 de outubro, terça-feira, 19h
Brasil: a outra independência, com Heloísa Starling – Historiadora, cientista política e professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. É autora de “Os senhores das Gerais” (1986), “Lembranças do Brasil” (1999), “Brasil: uma biografia” (2018), “A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil” (2020), “Linguagem da destruição: A democracia brasileira em crise”, entre outros.
Mediação: Hamilton Pereira, escritor
Serviço:
DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS
Local: Museu Nacional da República (Complexo Cultural da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto)
Datas: de 19 de setembro a 25 de outubro
Horário: 19h
ENTRADA FRANCA (distribuição de ingressos uma hora antes do início da palestra)
Deixe seu comentário