O Brasil e os Emirados Árabes Unidos trabalharão juntos no Conselho de Segurança das Nações Unidas para a paz e segurança global, disse o vice-presidente Hamilton Mourão.
Em entrevista à imprensa, o general, que está em visita de trabalho de quatro dias aos Emirados Árabes Unidos, assegurou: “Nós [Brasil e Emirados] teremos assentos não permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas para 2022- 2023. Vamos estar lado a lado”. Isso é muito bom”.
Ele apontou que ambos os países tiveram um diálogo aberto sobre questões internacionais durante a visita do presidente Jai Bolsonaro aos Emirados Árabes Unidos (EAU) em 2019. “Desde então, os dois países elevaram suas relações bilaterais ao nível de parceria estratégica, que inclui diálogos nas áreas de paz e segurança”, disse ele, revelando que Bolsonaro visitará os EAU novamente no próximo mês.
Ele acrescentou que ambos os países discutirão e trabalharão juntos em assuntos de interesse global, incluindo a crise humanitária do Afeganistão. O governo brasileiro está apoiando os esforços internacionais para normalizar a situação naquele país.
Outro elemento em comum dos dois países é o investimento em segurança. “Temos um protocolo entre os dois ministérios da Defesa que tem que avançar. É uma grande oportunidade para ambos os países, porque ambos produzimos produtos nessa área, produtos de grande valor. Então é uma área em que temos que sentar e conversar mais, para avançarmos nisso”, disse.
A expectativa é, dentro de cinco anos, chegar à marca de US$ 5,6 bilhões na balança comercial entre os dois países, que seria o dobro do registrado em 2020. Entre as oportunidades para os Emirados Árabes está uma licitação para a compra de veículos blindados 8×8 que está em andamento no Brasil. Por outro lado, a indústria brasileira tem interesse em vender seus sistemas de lançamento múltiplo de foguetes.
Comitiva presidencial visitará o país em novembro
O presidente Bolsonaro visitará os EAU no próximo mês. Ele será acompanhado por um grupo de políticos e empresários. “A visita, por ocasião das comemorações do Dia da República Brasileira na Expo 2020 Dubai, em 15 de novembro, será muito importante”, ressaltou o general, que inaugurou o Pavilhão Brasileiro na Expo 2020 Dubai, na última sexta-feira (1).
Mourão diz que há sinais claros de convergência e interesse em aprofundar o relacionamento político dos dois países: “Entendemos que esta relação política cria uma dinâmica positiva que impulsiona o progresso em outros setores também”.
O turismo e o comércio tornam os laços bilaterais realmente mais fortes, ressaltou, lembrando que “Temos trabalhado muito para expandi-los. Na esfera econômica, acreditamos que ainda existem muitas oportunidades a serem desenvolvidas”.
EXPO 2020
“Você vem aqui, você vê o futuro”, explicou, descrevendo sua primeira impressão após desembarcar em Dubai para sua primeira visita oficial ao Oriente Médio. Os EAU são um país ainda jovem e é admirável a maneira como vocês se comportam e o que construiíram aqui”, ressalta.
O representante do Brasil acredita que a Expo 2020 abrirá novas oportunidades para o Brasil, América Latina “Já andei por aí [na Expo] e pude ver o impressionante trabalho realizado. Isso nos dá esperança de que finalmente estamos superando a pior fase da pandemia e retomando as atividades públicas”, comemorou.
Também avalia que a Expo 2020 oferece grandes oportunidades de negócios para o Brasil. “Não há dúvidas sobre isso, pois o mundo todo vai passar por aqui nos próximos seis meses… A sustentabilidade é uma das questões principais no século XXI e um grande assunto para o Brasil”, finalizou.
* Com informações de WAM
Deixe seu comentário