Getting your Trinity Audio player ready...
|
Oito criadores japoneses de diferentes áreas de atuação terão suas pesquisas reunidas na mostra “Design Museum Japan: investigando o design japonês”, na Japan House São Paulo. Por trás de cada uma das investigações estão experiências e histórias coletadas em sete províncias japonesas, visitadas pelos criadores de destaque internacional como Akira Minagawa, Reiko Sudo, Tetsuya Mizuguchi, Tsuyoshi Tane, Kenya Hara, Koichiro Tsujikawa, Kumiko Inui e Kumihiki Morinaga.
NHK + JH: itinerância global
Organizada pela NHK, emissora pública do Japão, juntamente com a NHK Promotions e NHK Educational, empresas do grupo, a mostra faz parte do projeto de itinerância global da Japan House, iniciando em São Paulo, seguindo para Los Angeles e Londres, na sequência.
“Quando pensamos na cultura nipônica, uma das primeiras referências que surgem é o design, porém não há hoje um museu dedicado exclusivamente a este assunto no Japão. Nesse sentido, a exposição cumpre um importante papel de reunir diferentes itens presentes no cotidiano da população japonesa a partir do olhar desses renomados criadores, que muito diz a respeito de aspectos atemporais da vida local, da paisagem, da história de diferentes regiões do país – mostrando que basta um olhar curioso para encontrar o design em quase tudo o que nos cerca. A ideia é que a DESIGN MUSEUM JAPAN possa crescer e mais províncias e ‘tesouros do design’ sejam contemplados com o tempo”, explica a produtora-chefe da NHK, Kyoko Kuramori, responsável pela mostra na JHSP.
Para Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo: “as histórias trazidas nesta exposição são uma descoberta de riquezas da cultura e do cotidiano japonês pela ótica de grandes artistas. O conceito da DESIGN MUSEUM JAPAN é muito criativo e pode ser uma importante fonte de inspiração no Brasil. Temos em comum um vasto campo de produção nessa área e pessoas extremamente criativas que não necessariamente são conhecidas por um grande público ou mesmo reconhecidas como designers. Promover o reconhecimento e principalmente a percepção do design no cotidiano é uma forma de valorizar nossa produção local e encontrar beleza ao nosso redor, o que é sempre uma boa lição a se aprender. Além disso, a oportunidade de descobrir esses tesouros escondidos no Japão é realmente única.”
Criadores e criaturas
SERVIÇO
Data: a partir de 28 de março de 2023
Onde: Japan House São Paulo, 2º andar [Avenida Paulista, 52 — Bela Vista, São Paulo]
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita