Na última semana, o Ministério do Meio Ambiente reuniu 10 estados do Cerrado para avaliar como reduzir o desmatamento no bioma. O encontro é uma das etapas do PPCerrado (Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado), que vai definir a estratégia de atuação dos próximos anos com objetivo de zerar o desmatamento no bioma até 2030.
Participaram do encontro titulares das secretarias de Meio Ambiente do Distrito Federal e dos Estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além de integrantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
A reunião foi coordenada pelo secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima, com o objetivo de debater propostas para atuação conjunta dos órgãos ambientais.
Os Estados, por meio da Abema, reafirmaram a intenção de ampliar a parceria com o MMA para controlar o desmatamento no bioma.
Um dos objetivos é conseguir separar o que é desmatamento legal e o que é ilegal. Os Estados se comprometeram a apresentar os dados referentes às Autorizações de Supressão de Vegetação (ASV) e às autorizações para uso alternativo do solo, instrumentos que disciplinam os procedimentos de supressão de vegetação nativa, sob responsabilidade dos Estados.
O MMA elabora a quarta fase do PPCerrado. Em julho, foi realizado Seminário Técnico-Científico de Análise de Dados do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado.
O PPCerrado será submetido à consulta pública em setembro, mês que marca o Dia Nacional do Cerrado (11/09).