Getting your Trinity Audio player ready...
|
O secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, participou no mês de outubro, do XXIII Fórum de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe e do Segmento de Alto Nível da Semana Regional do Clima da América Latina e do Caribe (LACCW), realizados no Panamá.
Os encontros são preparatórios para a COP28, que ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os países da América Latina e Caribe buscam posições de consenso para a conferência do clima da ONU.
“Já não há dúvida de que vivemos em um mundo de crises múltiplas: mudanças climáticas, perda de biodiversidade, contaminação da água, desigualdade crescente, pobreza, fome e violência”, afirmou Capobianco. “Não devemos apenas mitigar e adaptar aos efeitos da mudança climática, mas também transformar nosso modelo econômico e relacionamento com o meio ambiente. E avançar na agenda ambiental com o desafio de reduzir a pobreza e apoiar os mais vulneráveis no processo de transição ecológica.”.
A LACCW 2023 reúne gestores, profissionais, empresas e sociedade para o debate de soluções climáticas, desafios e oportunidades nos países latino-americanos.
Capobianco também destacou a realização da COP30 em Belém (PA), em 2025, e as medidas do governo brasileiro para o combate à mudança do clima. Entre elas, a redução do desmatamento na Amazônia de 49,5% de janeiro a setembro de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022, e a agenda de transformação ecológica.
*As informações são do Ministério do Meio Ambiente.