Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quinta-feira (13/06), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Observatório das Migrações Internacionais (ObMigra) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) realizam, em Brasília, o lançamento do relatório internacional “Tendências Globais – Deslocamento Forçado em 2023”, e do relatório “Refúgio em Números”, que traça as estatísticas mais atuais e o perfil das populações refugiadas, solicitantes de asilo, apátridas e migrantes no Brasil.
O lançamento acontecerá das 9h30 às 11h30 e será realizado no auditório Tancredo Neves do Palácio da Justiça, em Brasília/DF. Os relatórios e informações atualizadas sobre o contexto das pessoas deslocadas de forma forçada serão compartilhados por representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal, ACNUR, Observatório para as Migrações (ObMigra), Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e de uma organização social liderada por uma mulher haitiana.
O evento é híbrido e será aberto à imprensa. Para confirmar a participação, é preciso realizar a inscrição prévia por meio do formulário https://shorturl.at/Es0DZ. O lançamento também poderá ser acompanhado pelos canais do Youtube www.youtube.com/@MJSPgov e www.youtube.com/@acnur-brasil. A/O profissional inscrito terá acesso aos relatórios na manhã do dia 13/06, previamente ao evento.
O lançamento dos relatórios “Tendências Globais” e “Refúgio em Números” integram o calendário de atividades do ACNUR e de seus parceiros no Brasil para marcar o Dia Mundial do Refugiado, observado em todo o mundo no dia 20 de junho.
A agenda em torno do Dia Mundial do Refugiado, disponível em www.acnur.org.br/diadorefugiado, reúne em sua programação pessoas refugiadas, órgãos públicos, organizações e instituições parceiras do ACNUR, empresas e academia. O tema do Dia Mundial do Refugiado no Brasil é “Mudança no clima, mudança na jornada: protegendo pessoas deslocadas também em face das mudanças climáticas”.
Como marco deste posicionamento, outro importante evento que trará discussões sobre as relações entre as mudanças climáticas e os desastres naturais com o deslocamento forçado de pessoas, como tem ocorrido no Rio Grande do Sul e em diversos outros contextos globais acompanhados pelo ACNUR. O evento “Mudanças Climáticas, Deslocamento e Direitos Humanos: contribuições à elaboração de políticas públicas”, será realizado nos dias 20 e 21 de junho, em Belém-PA, com a participação de autoridades de alto nível do governo brasileiro, embaixadas e representantes das Nações Unidas. As inscrições para este evento estão disponíveis aqui.
Fonte: ACNUR Brasil.