Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Agência Europeia de Drogas (Euda), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Programa de Cooperação entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia sobre Políticas de Drogas (Copolad) coordenam uma série de eventos para fortalecer as ações de prevenção no campo da política sobre substâncias ilícitas e álcool, no Brasil e na América Latina, com foco em evidências.
Entre elas, a formação da Adaptação Brasileira do Currículo Europeu de Prevenção (EUPC-Brasil), iniciada na terça-feira (27), no Palácio da Justiça, e voltada a pessoas tomadoras de decisão e formadoras de opinião e formuladoras de políticas públicas de 11 unidades federativas.
A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, destacou a importância da construção de uma política baseada no monitoramento e na avaliação de indicadores. Segundo ela, a capacitação dos gestores estaduais e municipais que atuam diretamente na execução das atividades é um ponto fundamental.
“Espero que seja uma semana de muitas trocas e que a gente avance na criação dessa massa crítica em torno da prevenção no Brasil para que a política ganhe, cada vez mais, sustentabilidade, e que essas ações perdurem e façam a diferença no campo”, afirmou.
A oficina é ministrada pelo analista científico de Prevenção da Euda Gregor Burkhart e vai até quarta-feira (28). Entre os temas abordados estão a epidemiologia do uso de substâncias, a linguagem da prevenção e as normas e diretrizes internacionais.
Também participaram da cerimônia de abertura do treinamento a diretora do UNODC no Brasil, Elena Abbati; a coordenadora do Copolad, Sofia Ribeiro; e a diretora de Prevenção e Reinserção Social, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Nara Araújo.
“A participação dos gestores é vital para o fortalecimento das políticas de prevenção em seus territórios. Esse workshop é uma oportunidade que, certamente, contribuirá para a construção de uma estratégia mais robusta e eficaz”, declarou.
Manual de monitoramento
Durante o evento, também foi apresentado o documento Guiando a Prevenção – Manual de Monitoramento para Gestores da Prevenção no Campo de Álcool e outras Drogas. O material, resultado de parceria entre o MJSP e o UNODC, fornece orientações para a implementação de sistemas de monitoramento que não apenas melhoram a eficácia das políticas públicas, mas também promovem a transparência e a prestação de contas.
Para Elena Abbati, o problema global das drogas é um desafio multifacetado que afeta milhões de vidas e comunidades que sofrem com o tráfico e o crime organizado. Ela também defende uma abordagem baseada em evidência científica, que priorize a prevenção e o cuidado.
“A participação dos gestores é vital para o fortalecimento das políticas de prevenção em seus territórios. Esse workshop é uma oportunidade que, certamente, contribuirá para a construção de uma estratégia mais robusta e eficaz”, declarou a diretora do UNODC Brasil.
Fórum e plataforma EvidênciaViva
A programação segue até quinta-feira (29), quando ocorrerá um fórum internacional de prevenção com a presença de pesquisadores e de formuladores de políticas da Argentina, do Brasil, Chile, da Colômbia, do Peru e Uruguai. O evento discutirá o combate à desinformação e às alegações enganosas sobre intervenções de prevenção.
Outro destaque será o lançamento do EvidênciaViva, uma plataforma on-line para o registro de intervenções de prevenção avaliadas nos países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A iniciativa ficará disponível em espanhol e em português no site da Euda.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública.