Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Sebrae desembarcou, na quarta-feira (15), em Cabo Verde para uma missão internacional com o objetivo de promover o empreendedorismo dos dois países por meio de uma série de acordos com o governo local. A visita, liderada pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, será conduzida pela Pró Empresa, instituição do governo de Cabo Verde que tem uma atuação semelhante à do Sebrae no país africano. Neste primeiro dia, Décio participa da cerimônia oficial de abertura da Feira Internacional na capital cabo-verdiana.
Segundo Décio Lima, a missão do Sebrae está dentro do espírito proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reestabelecer as conexões do Brasil com o continente africano. “Queremos fortalecer as nossas relações com o chamado Sul Global. Nossa visita a Cabo Verde faz parte desse esforço de construir uma estrada de oportunidades para os pequenos negócios de ambos os países, promovendo o desenvolvimento com inclusão social”, destacou Lima.
O acordo de cooperação entre o Sebrae e o Pró Empresa pretende contribuir com ações voltadas à qualificação do corpo técnico da instituição cabo-verdiana. O Sebrae também vai compartilhar soluções e metodologias de atendimento aos pequenos negócios, fomentar o intercâmbio entre as micro e pequenas empresas dos dois países e cooperar no trabalho de levar inovação e digitalização ao empreendedorismo em Cabo Verde.
A agenda da missão prevê um encontro com o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, e com o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Secretaria do Estado do Fomento Empresarial, Olavo Avelino Garcia Correia. Décio Lima também fará uma apresentação no painel “A experiência do Sistema S brasileira na formação, formalização e financiamento empresarial – caso Sebrae”, que acontece dentro da conferência internacional realizada em Praia, capital do país. Estão previstos também uma visita às instalações da Casa do Empreendedor e um encontro de trabalho com o Conselho Diretivo de três instituições do país voltadas ao fomento do empreendedorismo (Pró Empresa, Pró Capital e Pró Garante).
As informações são do Sebrae.