Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na terça-feira (17), o Ministério da Igualdade Racial chegou a Maputo, em Moçambique, para realização do intercâmbio de curta duração dos 50 bolsistas selecionados pelo Programa Caminhos Amefricanos. Acompanhados da equipe da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, os estudantes irão participar do I Seminário Internacional Caminhos Amefricanos – Edição Moçambique, organizado pelo Universidade Pedagógica de Maputo. Além dessa agenda, participarão de encontros com autoridades, visitas culturais e palestras que compõem a agenda de atividades dos 15 dias que ficarão no país.
A viagem marca o desejo de fortalecimento das ações colaborativas relacionadas à promoção da igualdade racial com países africanos, latino-americanos e caribenhos. O intercâmbio dos selecionados proporcionará uma partilha de conhecimento, de experiências e qualificará a capacitação dos estudantes que atuam na licenciatura.
A Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, destacou: “estou emocionada em ver nosso trabalho para a promoção da igualdade racial se concretizar através destes cinquenta bolsistas. Acredito que essa experiência será transformadora em suas trajetórias profissionais e pessoais.”
O programa visa estimular e promover a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil e para a Educação das Relações Étnico Raciais. Fortalecendo, assim, o combate à discriminação e a luta em prol da igualdade racial, principalmente na área da educação, colaborando para formação de profissionais em História e Cultura Africana e da Diáspora Africana.
“O primeiro intercâmbio do Programa Caminhos Amefricanos é um momento ímpar para a promoção da igualdade racial, na perspectiva da implementação da Lei 10.639. As malas vão cheias de sonhos e voltam repletas de experiências, conhecimentos e realizações”, afirma Luiz Paulo Bastos, diretor de Combate e Superação do Racismo.
Sobre o programa
O Caminhos Amefricanos: Programa Sul-Sul foi instituído pela Portaria Interministerial nº 233, de 31 de julho de 2023, e é uma parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR) com o Ministério da Educação (MEC) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A cada ano serão realizados intercâmbios de curta duração (15 dias) em três diferentes países africanos, latino-americanos ou caribenhos. Neste primeiro ano, as edições serão realizadas em Maputo (Moçambique), Bogotá (Colômbia) e Praia (Cabo Verde), respectivamente.
Fonte: Ministério da Igualdade Racial.