Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os Ministros dos Negócios Estrangeiros discutirão questões atuais de política externa e de segurança e a cooperação regional na região do Mar Báltico.
“O Mar Báltico enfrenta ameaças cada vez mais complexas, por isso é importante que os países democráticos da região se reúnam para discutir questões actuais”, afirma a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Elina Valtonen.
A Finlândia ocupa atualmente a presidência do CBSS. A presidência de um ano termina no final de junho.
Os temas transversais da presidência da Finlândia têm sido segurança abrangente, preparação para crises e resiliência. Durante a sua presidência, a Finlândia reforçou as atividades do CBSS, tanto em termos do papel do Conselho como plataforma para o debate político, como em termos de cooperação prática.
Durante a Presidência, foram envidados esforços para responder aos efeitos de crises graves na região, por exemplo através do reforço da cooperação nos serviços de defesa civil e de salvamento.
Criado em 1992, o CBSS é um fórum intergovernamental para a cooperação entre os estados da região do Mar Báltico. Os membros do Conselho são os países nórdicos, os Estados Bálticos, a Alemanha, a Polônia e a União Europeia.
A cooperação com a Rússia foi suspensa na primavera de 2022 e a Rússia retirou-se do CBSS em maio do mesmo ano.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.