Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os ministros do Comércio da União Europeia discutirão os preparativos para a próxima Conferência Ministerial da OMC. A 13ª Conferência Ministerial da OMC acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 26 a 29 de fevereiro de 2024.
De acordo com o Ministro do Comércio Externo e Desenvolvimento finlandês, Ville Tavio, o principal objetivo da Finlândia e da UE na próxima Conferência Ministerial é restaurar o funcionamento da resolução de litígios da OMC.
“Nossas empresas precisam de previsibilidade. É necessário um mecanismo de resolução de litígios que funcione bem para garantir que as regras comuns do comércio internacional sejam cumpridas”, afirma Tavio.
Dois novos países, as Ilhas Comores e Timor Leste, serão aceitos como membros da OMC na Conferência Ministerial e isto aumentará o número de membros da OMC para 166. “O desejo de novos países aderirem à OMC demonstra o apelo da organização mundial. Ao mesmo tempo, uma cobertura geográfica mais ampla fortalecerá a OMC como organização”, afirma Tavio.
Os ministros do comércio também trocarão opiniões sobre os objetivos da OMC durante o jantar com a Diretora-Geral da entidade, Ngozi Okonjo-Iweala. A reunião discutirá também a autonomia estratégica aberta da UE na perspectiva da política comercial. Os ministros falarão ainda sobre o contributo da política comercial para a prosperidade e resiliência da UE. Tavio considera importante que as negociações em curso do acordo comercial da UE sejam concluídas.
“A UE deve prosseguir uma política comercial ativa que abra novos mercados de exportação para as nossas empresas e apoie a diversificação das fontes de produção. Desta forma, poderemos reforçar a nossa competitividade e resiliência às crises e reduzir as nossas dependências críticas”, afirma Tavio.
Na ocasião, serão discutidos pontos de vista com Bernd Lange, presidente da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.