Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro das Relações Exteriores iraniano Seyed Abbas Araghchi e seu colega tunisiano Mohamed Ali Nafti discutiram os desenvolvimentos regionais, especialmente a questão da Palestina ocupada e as relações bilaterais durante uma conversa telefônica na noite de sábado.
Araghchi saudou o apoio contínuo e a solidariedade do governo e do povo da Tunísia com o povo oprimido da Palestina, especialmente durante o genocídio de 16 meses do regime sionista ocupante. Ele descreveu ainda o esquema para deslocar à força o povo da Palestina de Gaza como estando em linha com a conspiração colonial de “apagamento da Palestina” e o condenou.
Araghchi apelou a todos os países do mundo para tomarem uma posição decisiva e unida contra esta conspiração perigosa.
Ele se referiu à oposição decisiva de países nos níveis regional e internacional à decisão ilegal do presidente dos EUA em relação a Gaza e sublinhou a necessidade de adotar uma posição coerente e decisiva por parte das nações muçulmanas para confrontar essa conspiração contra o destino do povo palestino.
O principal diplomata iraniano propôs que uma reunião de emergência fosse realizada pela Organização de Cooperação Islâmica na primeira oportunidade para discutir e tomar decisões sobre essa questão.
O ministro das Relações Exteriores da Tunísia também destacou a responsabilidade da comunidade internacional de garantir a implementação do acordo de cessar-fogo em Gaza e a cessação da matança do povo palestino. Nafti ressaltou que Gaza e a Cisjordânia são parte integrante da Palestina e qualquer tentativa de remover o povo de Gaza de suas terras não é aceitável de forma alguma.
O principal diplomata tunisiano falou ainda sobre a razão de ser da OIC, que está apoiando Quds e a Palestina, e acolheu a proposta de Araghchi de que esta organização realize uma reunião sobre o assunto.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores do Irã.