A ilha de Bali, na Indonésia, sedia dias 7 e 8 de julho, uma Cúpula dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G20, que reúne as 19 maiores economias mundiais mais a União Europeia.
Os debates incluirão temas como multilateralismo e segurança alimentar e energética. Os temos ganharam dimensão maior no contexto internacional atual, com a recuperação econômica pós-pandemia e a tensão geopolítica em especial na Ucrânia,que causou interrupção nas cadeias produtivas de alimentos e energia do planeta.
Os encontros em Bali desta semana servirão como base para a Reunião de Líderes do G20, que acontecerá dias 15 e 16 de novembro.
O Chanceler Carlos França defenderá a renovação e o fortalecimento do multilateralismo, pedindo por uma resolução pacífica dos conflitos, e a reforma de organismos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU).
Às margens da programação oficial, França reuniu-se na quinta-feita com o Ministro dos Assuntos Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, com o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell e Ministro do Camboja para ASEAN, Kao Kim Hourn.
Deixe seu comentário