Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro da Europa e Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, falou por telefone com seu colega americano, Marco Rubio, em 27 de janeiro.
Durante a conversa, o ministro parabenizou o Secretário de Estado por sua confirmação unânime pelo Senado dos EUA. Com a nova administração dos EUA apenas assumindo suas funções, essa ligação deu aos ministros uma chance de reafirmar seu comprometimento com os laços transatlânticos e com os fortes laços históricos entre a França e os Estados Unidos.
O Ministro e o Secretário de Estado discutiram várias crises internacionais, em particular a guerra na Ucrânia. A França e os EUA compartilham o mesmo objetivo: uma paz justa e duradoura entre a Rússia e a Ucrânia. Para esse fim, uma coordenação próxima entre os dois países é mais necessária do que nunca.
O Ministro elogiou os esforços diplomáticos dos EUA que levaram a um cessar-fogo em Gaza e à libertação de reféns mantidos pelo Hamas. Ele enfatizou o desejo da França de ajudar a garantir que as próximas fases do acordo se concretizem e pediu uma cooperação próxima entre a França e os EUA nas situações no Líbano e na Síria.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da França.