Getting your Trinity Audio player ready...
|
“A situação migratória na União Europeia (UE) é tensa”, concordaram os ministros da Justiça e Assuntos Internos dos Estados-membros em sua reunião do Conselho na quinta-feira.
“Há uma necessidade urgente de fortalecer as fronteiras externas, aumentar os retornos e prevenir a migração irregular”, afirmaram, de acordo com um comunicado divulgado pela Presidência sueca do Conselho da UE.
“As dificuldades no regresso de nacionais de países terceiros que não têm direito a permanecer na UE são um grande desafio para muitos Estados-membros. As atuais taxas de retorno não são aceitáveis e afetam negativamente a capacidade de acolhimento, bem como a legitimidade dos sistemas nacionais de asilo e migração”, disse o comunicado.
Os ministros concordaram com a necessidade de uma cooperação mais eficaz com os países de origem e de parcerias de migração abrangentes e acordos de readmissão eficazes com países terceiros para prevenir a migração irregular e melhorar os retornos.
Eles concordaram que a UE deve usar tanto incentivos positivos quanto medidas restritivas e que todas as áreas políticas relevantes, como política de vistos, cooperação para o desenvolvimento, comércio e relações diplomáticas, devem ser usadas.
Os Estados-membros da UE também apoiam a introdução de medidas restritivas de vistos em relação a países terceiros que não cooperam com os retornos, disse o comunicado.
A reunião informal de dois dias dos ministros da Justiça e Assuntos Internos, que também abordou a luta contra o crime organizado na era digital, termina na sexta-feira.
Ministro da Justiça da Suécia, Gunnar Strommer (Foto: Governo da Suécia/Divulgação via Xinhua)