Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura, Vivian Balakrishnan, realizou visita oficial ao Brasil esta semana. Ele reuniu-se com o presidente Lula da Silva no Palácio do Itamaraty e reafirmou a forte amizade entre Singapura e Brasil.
Como parte da visita de três dias, o Balakrishnan se encontrou com Lula no Palácio do Itamaraty. “Eles tiveram uma boa discussão sobre o fortalecimento da cooperação bilateral em comércio e investimento, infraestrutura, mudança climática e energia renovável”, disse o MFA em nota. “Também discutiram questões regionais e internacionais e concordaram que era importante que Singapura e Brasil trabalhassem juntos para aumentar a cooperação regional e internacional, a paz e a estabilidade.”
Balakrishnan é o primeiro Ministro do Exterior de Singapura a visitar o Brasil desde a abertura da Embaixada em Brasília, em 2013. Esta visita indica a retomada do interesse singapuriano pelo Brasil.
Na ocasião, o ministro singapuriano também reuniu-se com Geraldo Alckmin, vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil. Eles saudaram a crescente cooperação bilateral e esperam a assinatura do Acordo de Livre Comércio Mercosul-Singapura até o final do ano.
Alckmin expressou o interesse do Brasil em expandir seu envolvimento econômico com a Ásia, tendo Singapura como um centro regional. O Brasil é o maior parceiro comercial de Singapura na América Latina, e Singapura é o maior parceiro comercial do Brasil no Sudeste Asiático e o terceiro maior na Ásia.
Na reunião com a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva, Balakrishnan expressou o grande interesse de Singapura em buscar a cooperação de créditos de carbono com o Brasil, de uma forma que apoie o desenvolvimento sustentável e estimule o crescimento para as comunidades e empresas locais.
Eles também conversaram sobre como os dois países deram passos ousados e proativos para alcançar suas metas climáticas, enquanto capturavam novas oportunidades econômicas na transição climática e ressaltaram a necessidade de Singapura e Brasil trabalharem juntos como parceiros nas questões climáticas. O país asiático se comprometeu a apoiar a candidatura do Brasil para sediar a cúpula internacional do clima COP30 de 2025 na cidade de Belém.
A Primeira Reunião de Consultas Políticas entre os Ministérios de Relações Exteriores do Brasil e de Singapura ocorreu no dia 17 de abril. O encontro foi copresidido pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ao final, foi emitida uma nota conjunta, que pode ser lida na íntegra aqui.
Na terça-feira (18), Balakrishnan fez uma palestra para diplomatas em treinamento e membros do corpo diplomático do Instituto Rio Branco. Ele delineou os princípios da política externa de Singapura e destacou a importância do direito internacional e do multilateralismo para os pequenos estados e os desafios e oportunidades no Sul Global.
* Com informações e fotos de MFA Singapore e Itamaraty.