Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, recebeu o Prêmio de Diplomacia Mujahidah do Conselho Ulema da Indonésia (MUI) nesta semana. O prêmio foi concedido em reconhecimento ao compromisso do Ministro dos Negócios Estrangeiros Retno em apoiar a luta pela independência palestina.
“Este prêmio é um lembrete de que a luta pela Palestina é a nossa luta comum”, disse a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia no seu discurso. “Estamos gratos pelo fato de a luta diplomática da Indonésia pela Palestina ter recebido grande apoio do povo indonésio e das organizações comunitárias. A MUI e a Baznas são parceiros importantes nesta luta.”
Além disso, Retno enfatizou que a questão da Palestina tem sido defendida na arena internacional, inclusive durante a sua participação na 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU (AGNU) em Nova York, da qual ela acabara de participar.
“A Indonésia não permanecerá calada. A Indonésia está na vanguarda na defesa da luta do povo palestino. A diplomacia indonésia opta por ficar do lado da defesa da justiça e da humanidade, defendendo o que é certo, contra todas as probabilidades”, disse Retno.
Retno também explicou o foco principal que a Indonésia defendeu durante a AGNU da semana passada em Nova York. Primeiro, mobilizar o reconhecimento da soberania palestiniana pelos países.
Em segundo lugar, continuar a pressionar pela implementação da Resolução da Assembleia Geral da ONU que apela a Israel para encerrar as suas atividades ilegais na Palestina.
“Nos últimos 10 anos, além da enorme assistência do governo e do povo indonésio, também entregamos 189 programas de capacitação a mais de 2.000 beneficiários palestinos. E, claro, a construção do Hospital Indonésio em Gaza’”. Retno explicou. “Isso não inclui o compromisso de canalizar a ajuda à Palestina através de outros canais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).”
Ao encerrar a sua intervenção, a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia afirmou que levar uma política externa digna num mundo marcado por rivalidades ferozes exige um grande esforço. Portanto, ela expressou a sua gratidão pela cooperação e apoio durante o seu mandato, e lembrou a todos os indonésios que nunca se cansem de defender a verdade.
Além da entrega do Prêmio, nesta ocasião, MUI e Baznas lançaram também um livro intitulado “Retno Marsudi Mujahidah Diplomasi Indonesia”, também como forma de agradecimento aos esforços de Retno na luta pela independência palestina através da diplomacia.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Indonésia.