Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, fez uma visita bilateral de um dia à Argélia no final de dezembro. Durante a visita, Marsudi manteve uma reunião bilateral com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia e fez uma visita honorária ao Presidente argelino.
Este ano marca 60 anos de relações bilaterais entre a Indonésia e a Argélia. A visita da Ministra ao país serve para reforçar a cooperação, especialmente a cooperação comercial e de investimento. A Argélia está entre os 5 principais parceiros comerciais da Indonésia na África. O volume de comércio entre os dois países continua a aumentar 15,77% ao ano.
Na reunião com o Ministro das Relações Exteriores da Argélia, Ahmad Attaf, os assuntos discutidos foram: cooperação comercial, cooperação energética, mecanismos de cooperação bilateral e questões regionais e globais.
“A Indonésia quer aumentar a cooperação comercial com a Argélia de uma forma equilibrada e sustentável. Durante a reunião, encorajei a Argélia a estabelecer um acordo comercial preferencial (PTA)”, disse a Ministra dos Negócios Estrangeiros indonésia.
A Indonésia e a Argélia são parceiros próximos na cooperação energética. Ambos os Ministros saudaram a recente assinatura do Memorando de Entendimento sobre Energia e Mineração. “Espera-se que este memorando de entendimento fortaleça a cooperação G2G e promova a cooperação B2B e o investimento no setor energético”, afirmaram os ministros.
A Pertamina tem sido parceira no desenvolvimento do setor de petróleo e gás da Argélia. Este compromisso também se manifesta na realização de investimentos sustentáveis. A Pertamina planeja investir mais 900 milhões de dólares até 2048 no setor energético da Argélia, incluindo na refinação e na descarbonização.
“A Indonésia também espera expandir a cooperação econômica fora do setor petrolífero, incluindo projetos de cooperação nas áreas da eletricidade, mineração e energias renováveis”, disse Marsudi.
Os dois ministros concordaram também em reativar os mecanismos bilaterais, incluindo a Reunião da Comissão Conjunta a Nível Ministerial e a Consulta Bilateral Oficial de Alto Nível. A Indonésia sediará ambas as reuniões em Jacarta neste ano de 2024.
Discutiram ainda a situação em Gaza. A Indonésia e a Argélia têm a mesma posição em relação à Palestina, que condena as contínuas atrocidades cometidas por Israel contra civis e incentiva um cessar-fogo imediato, a assistência humanitária e a retoma do processo de paz rumo a uma solução de dois Estados baseada em parâmetros internacionais acordados.