Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Ministra, substituta, das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu a Ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, nesta segunda-feira (5) no Itamaraty. Também participou do encontro o Ministro de Trabalho e Temas Sociais da Alemanha, Hubertus Heil.
Conforme nota do Itamaraty, “Brasil e Alemanha são parceiros em temas centrais da agenda global, como meio ambiente, mudança do clima, transição energética e digitalização. Os dois países cooperam no Fundo Amazônia e mantêm mecanismos como a Comissão Mista de Cooperação Econômica, a Parceria Energética e o Diálogo Digital”.
Em comunicado antes do encontro, Baerboock disse que “Nem mesmo um oceano pode nos separar porque América Latina e Europa são parceiros naturais. Muito nos une. Vivemos em democracias, somos próximos culturalmente e lutamos por um sistema internacional baseado em regras e direitos humanos”. Ela também chamou o Brasil de “nosso parceiro estratégico que ocupará a próxima presidência do G20”.
Meio Ambiente na pauta
A ministra Annalena Baerbock reuniu-se também com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva. Elas discutiram o fortalecimento da cooperação bilateral para o controle do desmatamento e a promoção da bioeconomia, com geração de empregos verdes.
Outros pontos abordados foram a realização da Conferência do Clima da ONU no Brasil em 2025, a COP30, e a elaboração de planos de prevenção e controle do desmatamento para todos os biomas brasileiros.
Também participaram do encontro no MMA a Enviada Especial para o Clima da Alemanha, Jennifer Morgan, o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, entre outros.
A ministra alemã falou sobre o desmatamento na Amazônia por queimadas e exploração madeireira. “Isso afeta a todos nós: se as árvores continuarem caindo, todo o ecossistema entrará em colapso. Por isso, compartilhamos da ambição do presidente Lula de oferecer perspectivas a quem vive próximo à selva, não contra a selva, mas com ela”, pontuou.