Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Ministra da Defesa, Maya Fernández, e a Vice-Ministra das Relações Exteriores do Chile, Gloria de la Fuente, estão participando hoje da Primeira Reunião do Diálogo Político-Militar Sul-Americano 12+12, em Brasília.
Juntamente com o Embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, participam também a Diretora de Integração Regional, Embaixadora Constanza Figueroa; o Diretor de Segurança Internacional e Humana, Embaixador Hugo Llanos, o Adido Naval e de Defesa, CN Claudio Muñoz, bem como as equipes do Ministério da Defesa, das Relações Exteriores e da Embaixada do Chile.
A reunião sul-americana está sendo conduzida pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.
O evento integra o calendário de atividades realizadas no contexto de relançamento da integração sul-americana, conforme estabelecido no Mapa do Caminho para a Integração da América do Sul, aprovado no último dia 5 de outubro.
O encontro teve por objetivo propiciar reflexões a respeito da atual conjuntura de paz e segurança internacional e regional, bem como dos elementos que deverão nortear a retomada do diálogo e da cooperação sul-americana em matéria de defesa.
Na reunião, também foram exploradas possíveis linhas de ação para o estabelecimento de diálogo regular entre os doze países sul-americanos em áreas consideradas prioritárias pelos Ministros de Defesa e Relações Exteriores. Na agenda do evento, foram realizados debates sobre temas de ajuda humanitária, segurança de fronteiras, defesa cibernética e indústria de defesa.
Adotou-se, ao final do encontro, declaração com diretrizes para a retomada do diálogo e da cooperação sul-americana em matéria de defesa, além de declaração especial sobre a questão das ilhas Malvinas. Para dar seguimento às iniciativas, também se decidiu estabelecer Rede de Contato, que permitirá manter espaço de coordenação permanente sobre os temas tratados na ocasião.