Getting your Trinity Audio player ready...
|
No âmbito da II Conferência Internacional sobre Política Externa Feminista, realizada em Haia, Holanda, nos dias 1 e 2 de novembro, a delegação mexicana recebeu o local para sua terceira edição, a ser realizada em 2024.
O México foi o primeiro país do Sul global a adoptar uma Política Externa Feminista (PFE), ao reconhecer a necessidade de acelerar os esforços em prol da igualdade de género.
En la II Conferencia de La Haya participaron representantes gubernamentales, de la sociedad civil, movimientos feministas, fundaciones, sector privado y organismos internacionales, quienes dialogaron sobre los avances y los retos hacia la consolidación de políticas exteriores feministas como mecanismos para avanzar en la agenda de igualdade de gênero.
A Conferência de Haia foi precedida pelo segmento ministerial realizado no dia 20 de setembro em Nova Iorque, no contexto da semana de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, em que a Secretária das Relações Exteriores, Alicia Bárcena Ibarra, referiu-se à prioridade que dá para a implementação efectiva de uma Política Externa Feminista como instrumento transformador para a igualdade.
A celebração da próxima Conferência sobre Política Externa Feminista será realizada à luz do compromisso renovado com um FPE que fortaleça uma abordagem transversal para a sua execução em todas as políticas e aspectos da diplomacia mexicana.
As informações são do Governo do México.