Getting your Trinity Audio player ready...
|
Por Zacarias da Costa
Secretário Executivo da CPLP
“A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra o 28º aniversário da fundação em 17 de julho de 2024.
Enfrentámos no passado e deparamo-nos no presente com inúmeros desafios e dificuldades que justificam a necessidade premente de unirmos esforços, evidenciando que a coesão e a solidariedade são valores necessários e incontornáveis da Comunidade.
A nossa organização internacional tem vindo a aproximar-se dos cidadãos e a proporcionar novas oportunidades de cooperação aos Estados-Membros, incluindo a cooperação económica e empresarial, e um quadro para a crescente mobilidade de pessoas no espaço geográfico da CPLP.
Olhando para o percurso de 28 anos, podemos refletir sobre as conquistas alcançadas em muitas áreas de atividade que concorrem para um futuro mais promissor, como a promoção da Língua Portuguesa e da Cultura, a Saúde, os Oceanos, a Segurança Alimentar, a Educação ou a Defesa.
Em 2023, São Tomé e Príncipe assumiu a Presidência CPLP, elegendo a “Juventude e Sustentabilidade” como tema que marca o exercício para o biénio -até 2025. Esta é uma orientação estratégica que revela, também, muitas oportunidades no futuro próximo, uma vez que a população jovem é muito significativa nos Estados-Membros da CPLP.
São muitos os exemplos em que os países da CPLP se têm vindo a alinhar para partilhar informações e conhecimento, dando respostas conjuntas aos desafios e às oportunidades que surgem. A CPLP tornou-se, assim, mais importante e pertinente, mais relevante e desejada pelos nossos cidadãos, mais atrativa e com maior capacidade de resposta multilateral aos desafios dos nossos países.
Sendo um espaço natural de diálogo e concertação dos Estados-Membros, em Língua Portuguesa, a CPLP encoraja e traz-nos confiança porque ainda encerra um enorme potencial para o futuro.
Com espírito de união e determinação renovadas, prometemos manter a consolidação da nossa Comunidade para que, cada vez mais, seja útil e sentida por cada um de nós.
Parabéns CPLP!”
Fonte: CPLP.