Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participou, na segunda-feira (9), na Arábia Saudita, da I Reunião Ministerial Conjunta de Diálogo Estratégico Brasil-Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. O Brasil é convidado especial do encontro.
O estreitamento do diálogo politico e das relações econômicas com o CCG é prioridade para a política externa do Presidente Lula. O bloco é o 5º maior destino das exportações do Brasil e tem ocupado papel crescente no setor de investimentos produtivos. O comércio Brasil-CCG superou US$ 16 bilhões em 2023.
Em seu discurso, o Ministro Mauro Vieira ressaltou o caráter complementar das economias do Brasil e dos integrantes do Conselho e o amplo potencial a ser explorado a partir do diálogo institucional de alto nível aberto hoje.
Antes da Reunião, o Chanceler brasileiro, teve breves encontros com seus homólogos da Índia, Subrahmanyam Jayshankar; do Kuwait, Abdullah Al-Yahya; da Rússia, Sergey Lavrov; do Bahrein, Abdullatif Al-Zayani; do Omã, Badr bin Hamad al Busaidi e da Arábia Saudita, Príncipe Faisal Al-Saud.
Os temas abordados foram a aproximação do Brasil com os países que compõe o Conselho do Golfo, aprofundamento das relações do Brasil com cada um dos países especificamente e a situação do conflito atual em Gaza.